Vivência, reencontros e aprendizado: formandos e egressos destacam experiência do primeiro plantão psicológico na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2023, 14h28
  • Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 14h49

Plantão psicologicoNo último dia 15 de junho, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou o primeiro plantão psicológico. Além de inaugurar na universidade uma alternativa de cuidados em saúde mental voltada à comunidade acadêmica e à sociedade do entorno, o plantão psicológico foi palco de muito aprendizado, reencontros e fortalecimento de vínculos.

A experiência de vivenciar a rotina de um plantão psicológico foi marcada por muitos sentimentos e significados. Para os estudantes concluintes das turmas 2019 e 2018 foi a oportunidade que tanto aguardavam de experienciar a rotina profissional, com supervisão  clínica, conciliando teoria e prática. “Foi um momento ímpar na minha formação. Tivemos a oportunidade de ficar pertinho da realidade profissional, vivenciando a clínica psicológica.  Me senti muito feliz e realizada fazendo meus atendimentos. Foi muito valiosa essa experiência e espero que outros colegas tenham essa oportunidade”, comentou a estudante de Psicologia Veridiana Santos, que está no 9º período da graduação.

Quem também comemorou a vivência no plantou foi a estudante Maria Emília, concluinte da turma 2018. “Melhor experiência da faculdade faltando uma semana para a colação. Foi  incrível”, disse. Um sentimento também compartilhado pelo colega de turma Marcos Davi Lima. “Quando eu achei que já tinha vivido tudo que poderia viver na graduação, aí vem a experiência fantástica do plantão. Foi muito importante”, ressaltou.

Plantão Psicologico3Marcos Davi, Maria Emília e demais alunos formandos da Turma 2018 de Psicologia colam grau nesta sexta-feira (23), em cerimônia oficial no auditório da Unidade III do Campus Marabá. O plantão psicológico também abriu espaço de aprendizado para os alunos de turmas mais novas, como as 2020 e 2021. Eles puderam atuar como monitores do plantão, apoiando a organização em diversas atividades como divulgação, organização das salas de atendimento, apoio logístico na recepção e organização da fila de espera. “Fiquei na recepção direcionando os pacientes até as salas de atendimento e alí pude perceber que o atendimento começa desde a chegada, com o bom dia, o boa tarde. Vi pessoas chegandocom o semblante carregado e depois saindo bem mais leves. Gostei bastante”, detalhou Rayane Gomes, estudante da turma 2021.

“Pude participar como monitora e também receber atendimento clínico. Achei que foi muito produtivo, foi muito bom, ajudou muita gente e já estou ansiosa para os próximos. Gostei muito da forma que tudo foi feito, precisava ter com mais frequência”, opinou Marcela Guerra, também aluna da turma 2021.

Sentimento de pertencimento dos egressos

Outro momento especial do plantão foi o reencontro dos egressos do curso de Psicologia da Unifesspa, que atuaram voluntariamente na ação de saúde compondo parte da equipe de plantonistas. A psicóloga Daniele Rosa dos Prazeres, formada pela Unifesspa, destacou a alegria de retornar à universidade num momento festivo. “Fizemos parte dessa história, dessa trajetória, construímos vínculos aqui e como é bom fazer parte deste momento de celebração dos 10 anos da Unifesspa. Pude rever colegas de turma, professores, foi muito especial poder contribuir e ver o quanto a universidade cresceu”, relatou.

egressas psicologiaAs psicólogas Vanessa Feitosa, Joana Brito e Raissa Mendonça, ambas formadas pela Unifesspa,  também participaram do plantão e destacaram a emoção desse reencontro. “Tenho uma enorme gratidão pela Unifesspa e por tudo o que vivi aqui durante minha graduação. Não tivemos essa oportunidade de fazer um plantão psicológico na minha época, então, foi incrível poder colaborar e ver tudo isso acontecer”, comentou Vanessa Feitosa.

Também atuaram como plantonistas as professoras da Faculdade de Psicologia Katerine Sonoda, Vera Novaes e os estudantes concluintes Laena Vieira, Fernanda Araújo, Bárbara Heloísa, Alessandra Sindeaux, Letícia Freire e Mateus Matos. Durante as 7 horas de funcionamento do plantão, a equipe contou ainda com o apoio e orientação do professor André Picolli, que acompanhou toda a rotina de funcionamento do serviço psicológico, no Centro de Psicologia Aplicada (CPSI).

O trabalho foi coordenado pela equipe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Progep e realizado em parceria com o Grupo de Estudos e Atendimentos Psicanalíticos em Marabá (Geapsi), a Faculdade de Psicologia da Unifesspa, o Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Saúde (GTS) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex).

O plantou realizou 48 atendimentos ao público, sendo a maioria estudantes (87,5% dos  atendimentos). A equipe registrou também atendimentos a membros da comunidade externa (8,3%) e servidores da Unifesspa (4,2%). “Depois de mais de um ano atendendo meus pacientes de forma remota, atendi pela primeira vez de forma presencial e foi uma experiência inigualável”, comemorou Fernanda Araújo, aluna da turma 2019 e integrante do Geapsi/Papse.

Texto: Laena Antunes (DSQV)