Nota Técnica da Tabela de Recursos e Usos (TRU) do Pará foi lançada nesta quinta-feira (22)

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2023, 14h52
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h34

Tru foto

O lançamento da Nota Técnica da Tabela de Recursos e usos do Pará foi lançado na tarde desta quinta-feira (22), no auditório, da unidade III, da Unifesspa, em Marabá. O evento fez parte do III Seminário de Contas Regionais da Amazônia, organizado pelo Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam/Unifesspa).

Participaram da mesa de abertura do evento o Reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro; a Diretora de Estatística e de Tecnologia de Gestão da Informação da Fapespa, Atyliana de Socorro Leão; o Diretor do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional, Daniel Nogueira Silva; o Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Lucas Rodrigues; o Coordenador do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia, Giliad Silva e o pesquisador do Lacam e discente do Programa Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), Vinicius Martins da Silva.

Segundo a coordenação do Lacam, a “TRU” foi desenvolvida mediante sistematização de um conjunto de informações econômicas, administrativas e fiscais que revelam a estrutura produtiva do estado do Pará e suas conexões com as demais Unidades da Federação e com o resto do mundo. A importância dos resultados da TRU para o Estado do Pará permite vislumbrar inúmeras ações pela riqueza das informações fornecidas sobre questões econômicas e sociais, com especial potencialidade para subsidiar, por exemplo, o planejamento de políticas públicas que correspondam às lacunas e potencialidades regionais em diálogo com outros estados, regiões e países.

Durante o lançamento da Nota Técnica, Daniel Nogueira, explicou que o processo de construção desse produto é algo extremante valoroso e foi extremamente importante, pois as bolsas pagas ajudam na permanência dos estudantes na faculdade, além de fornecer informações valiosas para o desenvolvimento do Estado do Pará.

Já a Diretora de Estatística e de Tecnologia de gestão da informação da Fapespa, destaca a importância do lançamento do produto. “Temos uma satisfação enorme ao ver que o incentivo da Fapespa, em ações como essa. Agora teremos acesso a esse produto que levará a sociedade e a nossos gestores, informações que mostrará as potencialidades e desafios que nossa economia enfrenta e isso ajudará na tomada de decisão importantes, como as de políticas públicas”, ressaltou a gestora.

Em sua fala, o reitor frisou a satisfação de ver o lançamento deste produto e lembrou a importância da parceria e convênios com a Fapespa. “Isso é resultado de uma união de esforços de muitas pessoas, entre elas os estudantes, professores, técnicos, estudantes de graduação e também da Fapespa que financiou esta pesquisa”, declarou Ribeiro.

De acordo com o Coordenador do Lacam, a Tabela de Recursos e Usos (TRU), são usadas por pouco estados, já que nem todos têm acesso a ferramentas e meios para levantar tais informações. “Os estados que fazem esse tipo de instrumento fazem roque as informações econômicas não estão disponíveis aos estados da mesma forma que estão disponíveis ao governo federal, a nível nacional. Então qualquer estratégia de planejamento que tenha informações baseadas em produção, demanda e renda, vai partir dessas informações”, informou Giliad.

Mas afinal de contas, o que é TRU?

Uma representação das operações econômicas (fluxo de bens e serviços) de um país ou região sob a perspectiva da oferta de recursos e produção doméstica de geração de renda e das despesas desagregadas por atividades econômicas e produtos.

O objetivo do TRU é fornecer informações mais detalhadas da economia estadual, possibilitando identificar potencialidades e gargalos. Além de contribuir para melhorar o planejamento no sentindo do desenvolvimento econômico; subsidiar o estado para aprimorar a formulação de políticas públicas que abarque o desenvolvimento regional.