Diploma número 5 mil é entregue durante colação de grau no Campus Rondon do Pará

• Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 11h55
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h15

WhatsApp Image 2023 07 03 at 10.21.23Na última sexta-feira, 30, aconteceu a colação de grau de 55 discentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no município de Rondon do Pará. A cerimônia aconteceu no salão de festa América Hall. Na ocasião estiveram presentes compondo a mesa, a Vice-reitora Lucileia, Cardoso Cavalcante; a Prefeita de Rondon do Pará Adriana Andrade; o Diretor do ICSA, Jax Nildo e os paraninfos das turmas.

A cerimônia foi marcada por momentos significativos para a comunidade acadêmica e para os formandos, entre eles a entrega do certificado cinco mil, que representa a quantidade de diplomas emitidos pela instituição de ensino desde a sua criação. Além disso, também foi entregue o certificado da primeira mulher trans do curso de Jornalismo da Unifesspa.

Para a nova administradora, Luiza Fabiana Dias, de 22 anos, esse é um momento gratificante. Além da realização da conquista da conclusão do ensino superior, ela também recebeu o diploma número cinco mil. Durante a entrevista, Luiza contou sobre sua felicidade e gratidão não só pelo diploma, mas como por todos os discentes que passaram antes dela. "É um sentimento de muita gratidão de lá atrás não ter desistido e sim persistido, de ter sido determinada apesar de todos os problemas e dificuldades. Estar aqui hoje é muito gratificante", relatou.

WhatsApp Image 2023 07 03 at 10.21.25

A jornalista recém-formada, Ana Lua Franco, de 26 anos, natural de Ananindeua, que é a primeira aluna trans do curso de jornalismo da Unifesspa, falou sobre a emoção do momento. Segundo ela, espera ser referência para que outras mulheres trans e da comunidade lgbtqia+ também possam estar nas universidades. Ana Lua ressalta o incentivo da família e de pessoas próximas durante a graduação, “quem mais me incentivou foi minha família, principalmente minha avó e meu pai de criação, que foram duas pessoas que eu perdi para a pandemia e sempre foram grandes incentivadores do meu ensino e educação, e é por eles que eu estou aqui.”

A organização da solenidade contou com a colaboração de vários servidores, já que neste ano a Unifesspa comemorou 10 anos. O evento recebeu destaque na fala da Vice-reitora, Lucileia Cardoso, que enfatizou o marco da primeira década da universidade e da entrega do diploma cinco mil. “Porque nós que estamos na gestão, conduzimos um número grande de profissionais, de servidores, então essa colação grau, com um número elevado de profissionais [recém-formados] representa a seriedade do trabalho da universidade como um todo”, declarou.

WhatsApp Image 2023 07 03 at 10.21.26

Jax Nildo, diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, falou da gratidão pelos mais de 5000 profissionais formados pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, sendo 242 pelo campus de Rondon do Pará. “Nós estamos colocando no mercado profissionais que têm a tarefa não apenas de ganhar dinheiro e sucesso, mas tem a tarefa de construir um mundo melhor, com menos desigualdade e injustiça”, acrescentou o docente sobre o papel dos novos profissionais.

**Com informações de Rondon Notícias