“Amazônia: o valor da floresta em pé”: Pesquisador Carlos Nobre é convidado para live da Faculdade de Ciências Agrárias do IEX

• Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 10h26
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h09

IIISAEF CarlosNobreComo parte da programação III SAEF, a Faculdade de Ciências Agrárias do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) irá promover, no próximo dia 12 de julho, uma live com o pesquisador Dr. Carlos Nobre. O tema debatido será “AMAZÔNIA: o valor da floresta em pé” e será transmitido pelo Youtube, a partir das 19h30.

Carlos Nobre é Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA e doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology. Iniciou sua carreira no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde despertou seu interesse científico pela Amazônia.

Cientista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por mais de 30 anos desenvolveu diversos experimentos observacionais na Amazônia, como o experimento Anglo-Brasileiro de Observações do Clima Amazônico. Na Universidade de Maryland, desenvolveu estudos pioneiros sobre os impactos climáticos dos desmatamentos amazônicos.

Em 1991, formulou a hipótese pioneira da possível savanização da Amazônia, que é hoje uma importante teoria de referência no mundo e a teoria do Tipping point. De 1993 a 2000, atuou como coordenador científico e liderou a implementação do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). De 1991 a 2003, assumiu a chefia do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE e de 2008 a 2011 assumiu a chefia do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST-INPE).

Carlos Nobre representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis. Foi membro do International Scientific Advisory Panel do Climate Change Adaptation Program (Holanda). É membro do High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability, que assessora o secretário-geral da ONU.

Foi presidente da Capes, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para Nações em Desenvolvimento (TWAS) e chefe do comitê científico do International Geosphere Biosphere Programme (IGBP). É um dos autores do Quarto Relatório do Painel Intergovernamental em Mudanças Climáticas (IPCC), o qual foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007, juntamente com o ex-vice-presidente Al Gore.