Pós-graduação: Unifesspa obtém aprovação de Doutorado em Ensino de História e Mestrado Profissional de Sociologia

• Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 13h39
  • Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 16h44

profhistRecentemente, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) obteve duas importantes conquistas para a ampliação e consolidação da pós-graduação na instituição. Na segunda-feira (10), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a aprovação do doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória).

O curso será ofertado no Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), Campus Xinguara, sendo este o primeiro doutorado da Unifesspa fora de Marabá. Uma conquista institucional e de todo o corpo docente, discente do programa e do instituto. “Com apenas nove anos de existência, nossa Faculdade de História já conta um mestrado e agora com este doutorado. Não é todo dia que acontece isso”, comemora o coordenador do curso, prof. Bruno Silva.

Já no último dia 12, foi aprovada a adesão da Unifesspa à rede nacional do Mestrado Profissional de Sociologia (PROFSOCIO). O Mestrado visa à capacitação de professores/as de Sociologia para o exercício da docência no Ensino Médio, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

O professor Armando Wilson, da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia (FACSAT), lembra que o curso de Ciências Sociais é ofertado há quase 30 anos em Marabá e que há uma demanda grande professores de sociologia nas escolas públicas que necessitam dessa capacitação para poder aprimorar e qualificar ainda mais o ensino ofertado na rede básica.

“Esse mestrado vem trazer instrumentos didático-pedagógicos para serem aplicados na sala de aula. Cada mestrando deve ter por objetivo final propor um produto que facilite nas relações do ensino da sociologia. Essa é a importância de um mestrado profissional nesta região: adequar instrumentos, ferramentas, símbolos da região amazônica, da região do Vale do Carajás no ensino de sociologia, do que está acontecendo aqui na região. Colocar isso para os alunos das escolas públicas têm um significado muito importante”, avalia.

Para o diretor de pós-graduação da Unifesspa, prof. Francisco Adriano Carvalho, as recentes conquistas na pós-graduação da Unifesspa, como a aprovação de novos programas/cursos de pós-graduação, tais como o Profhistória, o PROFSOCIO e o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-Bionorte), e a evolução no conceito CAPES dos cursos são frutos do esforço coletivo do corpo docente, técnico e da administração superior.

profsocio“Essas conquistas representam a consolidação de um projeto que visa a oferta de ensino e pesquisa de excelência na Amazônia, a fixação de recursos humanos qualificados, o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região sul e sudeste do Pará, a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, com base nos valores do respeito à diversidade, da busca da autonomia e da afirmação da sua identidade”, declarou.

Sobre os programas

O ProfHistória tem como objetivo realizar a formação continuada para professores de História que atuam na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. O programa, que desde 2012 oferta curso para qualificação de mestres em Ensino de História, é um curso com oferta simultânea nacional em 39 universidades do país, tendo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como instituição âncora.

A definição do número de vagas ainda está em processo de discussão e será decidida em uma Plenária Nacional. Além disso, a data de entrada da primeira turma no doutorado também será definida durante essa reunião. As vagas do curso na Unifesspa serão ofertadas no campus de Xinguara.

ProfSocio - Coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) tem o objetivo de propiciar um espaço de formação continuada para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica, ou àqueles que desejam atuar nesta área, inseridos em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e de pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.

Trata-se de um mestrado profissional oferecido gratuitamente, em nível de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). Na Unifesspa, o curso estará vinculado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH). Informações sobre o edital e seleção das vagas serão divulgadas posteriormente.