Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Seminário “Território, Poder e Resistência na América Latina” e o lançamento do livro “Geografias do Bolsonarismo”, movimentaram o auditório da unidade III

  • Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2023, 14h13
  • Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 10h40
  • Acessos: 248

Nesta quarta-feira (26) ocorreu o Seminário “Território, Poder e Resistência na América Latina” e Lançamento do Livro “Geografias do Bolsonarismo”, no WhatsApp Image 2023 07 28 at 14.08.40 auditório da Unidade III, em Marabá. O evento foi promovido pela Faculdade de Educação do Campo (Fecampo) e pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM).

Durante o seminário, que ocorreu no período da manhã, o professor Rogério Haesbaert fez uma abordagem territórios e o poder de resistência da América Latina, além de uma conferência sobre seu livro “Território e Decolonialidade”. O pesquisador foi vencedor do Prêmio Milton Santos - maior prêmio em Geografia da América Latina.

Já no período da tarde houve o lançamento do livro “Geografias do Bolsonarismo – Entre a expansão do Commodities, do negacionismo e da fé evangélica no Brasil”, escrito pelo pesquisador Bruno Malheiro.  A solenidade do lançamento do livro teve início às 17h30, com a apresentação teatral promovida pelo colegiado de Educação do Campo. A apresentação remeteu sobre a abordagens discutidas no livro como a territorialidade e a expansão da fé evangélica, por exemplo.

WhatsApp Image 2023 07 26 at 09.32.59 1

Após a apresentação teatral, o autor o livro, Bruno Malheiros, agradeceu a recepção e acolhimento de todos. Em seguida explicou que o livro é resultado do diálogo com a comunidade. “O livro foi pensado levando em conta o bolsonarismo como um afeto político”. O escritor destaca que não se restringe ao político Bolsonaro e nem a sua família, mas sim ao modo afetivo como ocorreu no último governo.  “As engrenagens que trouxeram o bolsonarismo para ser hegemônico na sociedade brasileira continua a existir”, o livro é objetivo e traz uma linguagem simples e direta para que todos tenham facilidade de entender o seu conteúdo, destacou Malheiros.

Fim do conteúdo da página