Professor da Faculdade de Artes Visuais tem projeto selecionado para desenvolver experimentação artística
O professor José Maria Teixeira da Costa Júnior, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), teve o seu projeto selecionado para o desenvolvimento de obra artística no prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística.
Intitulado ‘O Silêncio das Pedras: Elementos figurativos entalhados em mármores italianos oriundos de arte tumular de Belém’, o projeto tem como proposta produzir esculturas a partir de pequenos blocos de mármore vindos de doação. A origem desse material remonta à Itália e alguns cemitérios históricos da cidade, como Soledade e Santa Isabel.
As características dos blocos são diversas, como por exemplo: pedestais, portas e soleiras de jazigos, blocos e esculturas inacabadas. O trabalho será desenvolvido no Laboratório Tridimensional da Faculdade de Artes Visuais e contará com a participação de estudantes do curso no processo de produção.
A ação da Fundação Cultural do Pará, premiou mais de 40 propostas de pesquisas nos mais diversos segmentos artístico-cultural. Os vencedores foram contemplados no valor de R$ 25 mil para o desenvolvimento de suas propostas. O concurso teve como objetivo incentivar a investigação e a experimentação artística inédita de práticas e poéticas contemporâneas existentes no território da Amazônia paraense.
Por: Antônio Luiz Ferreira, estagiário de Jornalismo
Redes Sociais