Unifesspa e Fapespa lançam ferramenta que vai sistematizar indicadores econômicos e produtivos da região
Com o compromisso de contribuir com a comunidade externa e com o desenvolvimento regional, o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) da Unifesspa, em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), lança no próximo dia 5 de outubro a Matriz Insumo-Produto (MIP) do estado do Pará e do Sudeste Paraense.
Os dados econômicos que compõem a MIP foram sistematizados e deram origem à Tabela de Recursos e Usos (TRU) da economia paraense, que consiste em uma organização de informações econômicas, administrativas e fiscais relacionadas à estrutura produtiva do estado e o seu desdobramento no país e no mundo.
Nesse contexto, a Matriz Insumo-Produto se destaca como uma ferramenta que revela as relações entre as atividades econômicas, proporcionando uma base sólida para a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional.
Como benefício concreto, a MIP vai permitir visualizar qual atividade econômica produzida na região impacta diretamente a economia da própria localidade e também possibilitará refletir sobre as razões de determinada atividade econômica local não impactar tanto o território em que está inserida (ou impactar outros locais).
Esta iniciativa representa um passo importante na compreensão e promoção do crescimento econômico sustentável na região amazônica e reflete o compromisso contínuo da Unifesspa e da Fapespa com o desenvolvimento socioeconômico do Pará e do Sudeste Paraense.
O evento de lançamento da Matriz Insumo-Produto está agendado para o dia 5 de outubro de 2023, às 15 horas, e será realizado no auditório da Unidade III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Para mais informações, recursos adicionais acesse https://lacam.unifesspa.edu.br/
Com informações de Laura Guido (Bolsista do Lacam) e Kawane Ricarto (Comissão organizadora)
Redes Sociais