Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IV Feira das Profissões reúne centenas de estudantes que buscam conhecer oportunidade de carreira

  • Escrito por Mirella Carvalho, com supervisão Dom Condeixa
  • Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h06
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h18
  • Acessos: 614

Na última quinta-feira (05), foi realizado a 4° Feira das Profissões, no Estação Conhecimento, no bairro de São Félix, em Marabá. O evento, que é uma parceria entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Estadual do Pará (UEPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA), tem como finalidade oferecer aos estudantes do ensino fundamental e médio, a oportunidade de explorar e adquirir informações acerca da variedade de cursos disponíveis, colaborando para suas escolhas acadêmicas e profissionais. Ao todo, mais de duas mil pessoas circularam no evento que contou com 50 estandes que apresentaram ao público, mais de 70 cursos, entre cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. 

Além de visitar os estandes, os adolescentes e jovens puderam fazer teste vocacional e participar da programação cultural, que incluiu shows de alunos e batalha de rima. Na opinião de Sergio Rodrigues, foi muito importante trazer o hip-hop para dentro desse ambiente acadêmico. “O hip-hop infelizmente é uma cultura que é marginalizada e a gente está trazendo essa cultura pra dentro desse espaço, é maravilhoso”, comemora.

A Unifesspa esteve presente com 36 cursos, alguns pela primeira vez, como Jornalismo, Ciências Contábeis e Administração, do campus de Rondon e Geografia e Medicina Veterinária, do campus de Xinguara. De acordo com a professora Natália Souza (IGE/Unifesspa), uma das organizadoras, a parceria com a Estação do Conhecimento foi fundamental para a realização da Feira. “Tem sido bem interessante ver a presença das escolas, dos professores e até de alguns pais e mães. Afinal, é uma decisão muito importante na vida destes jovens”, ressaltou.

Já Danielle Monteiro (UEPA), exaltou a grande variedade de expositores. “Há 20 anos, só tínhamos o curso de pedagogia aqui no município. É muito empolgante ver o quanto avançamos no ensino superior, queremos avançar muito mais", declara a professora. 

Para Hidel Garcia, do departamento de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão do IFPA, a importância desse evento está na união de dois fatores: a aproximação das três instituições e da aproximação com o público.

Sérgio da Silva Rodrigues Filho, aluno do curso de física da UEPA, chamou a atenção para a escassez de profissionais formados nessa área, tanto no ensino básico quanto no ensino superior. “Trazer o curso para dentro da feira é importante para que novos alunos se identifiquem e que resulte no aumento de físicos, uma área tão importante, no mercado de trabalho.”

O reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro da Costa, salientou que o maior objetivo deve ser mostrar à população que a cidade de Marabá tem ensino superior de qualidade e gratuito. “Ao participarmos da feira, estreitamos cada vez mais os laços com as outras instituições do município. Precisamos dessas articulações com as outras instituições, pelo bem da educação em nossa cidade e pelo futuro dos nossos jovens", finaliza.

Fim do conteúdo da página