Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Clube da Lua participa de inauguração do Planetário de Canaã dos Carajás e auxilia o público na observação do eclipse solar

  • Escrito por Mirella Carvalho, com supervisão de Saulo Alves
  • Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 16h23
  • Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 16h41
  • Acessos: 958

clube da luaNo último dia 14, O Clube da Lua foi convidado para participar da inauguração do Planetário de Canaã dos Carajás. O evento esteve aberto para o público e os entusiastas da astronomia puderam assistir a transmissão ao vivo do raro Eclipse Solar Anular. O convite feito pela Secretaria Municipal de Educação de Canaã (SEMED) e teve o intuito de reunir o grupo para apoio na organização do Planetário. 

O Clube da Lua é um grupo criado pela Faculdade de Física da Unifesspa, composto por discentes da turma de 2021 e coordenado pelos professores Maria Liduína e Jorge Everaldo. A iniciativa tem o objetivo de transmitir conhecimento sobre astronomia, esclarecendo dúvidas da comunidade interna e externa sobre o universo. Pensando nessa interação, o grupo busca aproximar a ciência da sociedade.

Durante o evento de inauguração, o grupo prestou auxílio na observação do eclipse com um telescópio adequado para o público de Canaã. Durante a contemplação, os discentes fizeram alertas sobre os riscos de observar o sol sem os EPI apropriados. A discente Elijah Miranda, uma das integrantes do Clube da Lua, falou sobre a importância de participar de um evento tão raro, pois percebem que podem ensinar física de uma forma mais simples e dinâmica.

“Foi interessante para nós repassarmos o conhecimento sobre Astronomia para a população de Canaã dos Carajás, pois além da observação do eclipse, que era um momento muito raro de acontecer aqui no Brasil, falamos sobre a importância de conhecer mais sobre o mundo da astronomia”, acrescenta a discente. O local também recebeu a visita do Observatório Nacional do Rio de Janeiro para realizar a transmissão do eclipse ao vivo.

Após o Eclipse, os alunos puderam visitar o planetário e conhecer as Sessões de Cúpula, que são transmissões em 4K, que provocam uma imersão do espectador no universo. 

Fim do conteúdo da página