Com amplos debates e centenas de trabalhos apresentados, VI Jepe tem balanço positivo
Chegou ao fim, nesta sexta-feira (27), a VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE 2023) da Unifesspa. Durante cinco dias de programação, o evento mobilizou a comunidade acadêmica com palestras, apresentações e debates em torno do tema “Uma década de vivências no Ensino, Pesquisa e Extensão em uma Universidade Plural”.
Durante a Jornada foram apresentados programas e projetos desenvolvidos em ensino, pesquisa e extensão e seus impactos na comunidade acadêmica e externa, na região. Organizada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), de Ensino de Graduação (Proeg) e de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa, a JEPE está estruturada em três sub-eventos: VII Seminário de Projetos de Ensino, o IX Seminário de Iniciação Científica e o II Seminário de Extensão da Unifesspa.
Ao todo, foram mais de 300 trabalhos submetidos na Jepe 2023. Uma cerimônia de encerramento fez o reconhecimento dos trabalhos destaques da edição. Os premiados receberão certificados e brindes. “Agradecemos a todos os envolvidos na realização e no sucesso desta jornada e, em especial, os discentes que são a razão de existir da nossa Instituição”, disse Gilmar Ramos, um dos organizadores.
Representando a Proex, César Paro avalia o II Seminário de Extensão como um potente espaço de intercâmbio de experiências. "Os fazeres extensionistas apresentados tinham forte integração com ações de ensino e de pesquisa. Foi incrível ver o quanto a Unifesspa tem gerado processos dialógicos com a comunidade externa, gerando processos de transformação social e cumprindo com o nosso compromisso institucional de fortalecer o desenvolvimento da região do Sul e Sudeste do Pará, nas suas múltiplas dimensões".
Já a pró-reitora da Propit, profa. Gilmara Feio, destacou os desafios de se promover um evento desse porte, sem deixar de integrar os campi fora de sede. “Sabemos das dificuldades para realização desta jornada, mas é um desafio importante, do qual a universidade não pode abrir mão, considerando a relevância para a comunidade universitária”, afirmou.
Por fim, o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, encerrou o evento fazendo um balanço positivo. Ribeiro agradeceu o envolvimento e dedicação de todos, ressaltando a relevância das centenas de trabalhos apresentados e as discussões que foram levantadas durante a programação.
Balanço:
- VII Seminário de Projetos de Ensino
159 trabalhos inscritos
Foram premiados 11 trabalhos em comunicação oral e 6 trabalhos em pôsteres.
- IX Seminário de Iniciação Científica
102 trabalhos submetidos
- II Seminário de Extensão da Unifesspa.
56 apresentações, divididas em 7 sessões presenciais.
Redes Sociais