Wi-Fi acadêmico: CTIC expande serviço 'Eduroam' para todos os campi fora de sede
Em parceria com a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa, por meio da Divisão de Redes e Serviços de Internet – (DIRSI), vem investindo na expansão do serviço eduroam para fornecer acesso sem fio aos usuários de todos os campi fora de sede.
O que é?
Ao visitar uma instituição parceira, verifique as redes WiFi disponíveis e verá uma com o nome de “eduroam”, mas o que é isso? O Eduroam (Education Roaming) é uma rede Wi-Fi acadêmica, segura e disponível em milhares de instituições em todo o mundo. Ele permite que membros da comunidade acadêmica, como estudantes, pesquisadores, professores e técnicos administrativos, se conectem à internet em qualquer campus ou instituição que também participe do projeto.
Como usar?
Basta inserir o seu email (exemplo: “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”) e a sua senha (a mesma senha dos sistemas SIG). Uma vez logado, a conexão é automática! Ou seja, o usuário não precisa configurar uma nova conexão Wi-Fi em cada local visitado.
Caso você visite, por exemplo, o Instituto Nacional de Linguagens, localizado em 21 Bd de la Foire, 1528 Ville-Haute, em Luxemburgo, será possível utilizar a rede com suas credenciais da Unifesspa. Além disso, os usuários de outras instituições participantes ao redor do mundo podem se conectar aqui.
O Brasil tem a maior rede eduroam do mundo:
- São mais de 3.800 pontos de acesso espalhados pelo território nacional;
- Mais de 170 instituições conectadas com eduroam no país;
- Além da presença em diversos campi de instituições de ensino e pesquisa brasileiras clientes, o eduroam também conecta ambientes públicos com grande circulação de pessoas, como pontos de ônibus e metrô, aeroportos, shoppings, arenas esportivas, parques, restaurantes e cafeterias;
- Conexão internacional: o eduroam está presente em mais de 100 países.
Em 2022, o serviço atingiu a marca de 6,4 bilhões de autenticações em todo o mundo. Desde 2018 sendo utilizado em Marabá, hoje pode ser usufruído também em todos os campi. Neste link é possível acessar o mapa global da rede Eduroam.
Redes Sociais