Professores Francisco Ribeiro e Lucélia Cavalcante são eleitos pela comunidade em consulta prévia para o cargo de reitor e vice-reitora

• Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2024, 13h41
  • Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 11h12

IMG 7586 1 1Docentes, técnicos e discentes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram, nesta segunda-feira (27), da consulta prévia à comunidade para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) para gestão da instituição no quadriênio 2024 a 2028. A votação ocorreu de forma on-line e também contou com pontos de votação presencial.

Com 55,31% dos votos válidos, a Chapa 2 - “Somos Tod@s Unifesspa”, dos professores Francisco Ribeiro da Costa e Lucélia Cardoso Cavalcante, foi eleita pela comunidade universitária. O resultado preliminar foi anunciado nesta terça-feira (28), pela Comissão de Organização da Consulta (COC), durante a apuração oficial realizada no auditório da unidade III, em Marabá.

Agora, o resultado deve ser homologado no dia 5 de junho pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Os nomes devem constar na lista tríplice, que será enviada para a Presidência da República e, então, escolhidos aqueles que irão ocupar os cargos nos próximos quatro anos.

Paraenses, Francisco e Lucélia estiveram à frente da Unifesspa nestes últimos 4 anos, período marcado pela pandemia e suas consequências, além da intensa restrição orçamentária e de contextos políticos adversos. Em seu Plano de Trabalho, protocolado junto com o pedido de candidatura, a chapa eleita ressalta o compromisso em manter a Unifesspa como uma instituição de ensino superior inclusiva, participativa e de excelência.

WhatsApp Image 2024 05 29 at 13.28.48Após a confirmação do resultado pela Comissão da Organização da Consulta, Francisco falou à Comunidade. “Nosso objetivo é continuar a construção dessa universidade, que seja representativa para esses povos que aqui habitam. Que a Unifesspa seja um agente estruturante dessa sociedade e que ela tenha a cara desse povo”, disse emocionado.

Os candidatos

Afro-indígena e de origem pobre, Francisco nasceu no município de Bujaru e chegou a vender picolé nas ruas do bairro para pagar a inscrição no vestibular. Formado em Geologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é mestre e doutor em Geologia e Geoquímica. Ingressou como professor na UFPA, Campus de Marabá, em 2006. Já na Unifesspa foi diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). Durante seu mandato como reitor (2020-2024), coordenou a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes Norte) e representou a Andifes na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

Lucélia Cardoso Cavalcante nasceu em Altamira e mudou-se para Marabá aos 4 anos de idade. Formou-se em Pedagogia pela UFPA, Campus de Marabá, e iniciou sua carreira docente em escolas públicas municipais. Em 2006, foi aprovada no concurso público na UFPA como Técnica Pedagógica do Campus de Marabá. É mestre e doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Desde 2016, é professora adjunta da Unifesspa na área de Educação Especial, tendo fundado o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia).

A Consulta à Comunidade Universitária

A votação ocorreu segunda (27), das 8h10 às 22h30, por meio da plataforma SigEleição e de forma presencial em todos os campi da instituição. No total, 4.120 pessoas votaram. A Chapa 2 teve a maioria dos votos entre os técnicos (172) e professores (226), tendo uma diferença de 316 votos de alunos e alunas. Já a Chapa 1 – “Unifesspa Democrática: Diversa, Acolhedora e Multicampi”, representada pelos professores Maurílio de Abreu Monteiro e Andréa de Lima Ferreira Novais, obteve 95 votos entre os técnicos, 177 votos de docentes e 1883 votos dos discentes, obtendo 44,69% da média de votos.

Durante esse período da campanha, os candidatos promoveram encontros com docentes, técnicos e discentes. Dois debates foram realizados entre os candidatos, de forma remota. Os professores Francisco Ribeiro e Lucélia Cavalcante estavam concorrendo à reeleição, enquanto o professor Maurílio Monteiro, que foi reitor da Unifesspa de 2013 a 2020 e tentava retornar ao cargo ao lado da professora Andréa Novais.