Mais 245 estudantes são certificados pelo Programa de Inclusão Digital da Unifesspa

• Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 13h00
  • Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 13h17

certificacao pidNa última sexta-feira (5), o Programa de Inclusão Digital (PID) da Unifesspa, coordenado pelo Prof. Rangel Filho Teixeira, realizou um evento de entrega de certificados para os alunos participantes. Ativo desde 2018, o PID tem como objetivo oferecer cursos de informática básica e avançada à comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica, focando principalmente em adolescentes, jovens e adultos. A cada ano, o projeto atinge um número crescente de alunos.

Na ocasião, foram entregues 170 certificados aos alunos concluintes do curso de informática básica, 45 certificados aos alunos concluintes do curso de informática avançada, e 30 certificados aos instrutores dos cursos, totalizando 245 certificados entregues. O curso teve duração de 3 meses, entre março e junho de 2024, com 10 turmas contabilizando o total de 280 vagas, sendo 8 de informática básica, e 2 de informática avançada, que aconteciam nas Unidades I e II da Unifesspa e na UEPA, Campus VIII, em Marabá-PA.

Cada turma foi acompanhada por três instrutores responsáveis pelos cursos, totalizando 30 instrutores no geral. Esses instrutores são alunos de graduação dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Letras (Inglês) da Unifesspa. Nas turmas de informática básica foram ministrados os cursos de Windows, Internet, Word, PowerPoint, e Excel. Já nas turmas de informática avançada foram ministrados os cursos de Canva, Photoshop, e CorelDraw.

O programa buscou reconhecer os alunos que concluíram o curso com a maior pontuação. Ao todo 10 alunos foram destaque, no TOP 3 de maiores notas estão Gustavo Carvalho Costa (2.445 pontos), Grazieli Santos Silva (2.475 pontos), e Julianna Pereira de Oliveira (2.505 pontos).

Participaram da solenidade como convidados da mesa, a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Prof. ª Lúcia Cristina Cavalcante da Silva; o Diretor Adjunto do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), Prof. Valdez Aragão de Almeida Filho; a Diretora do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Prof.ª Zenaide Carvalho da Silva; o Vice-Diretor da Faculdade de Sistemas de Informação (FACSI), Prof. Alex de Souza Vieira; o Ex-secretário municipal de educação de Marabá Prof. Uesley dos Santos Nascimento e representando os instrutores do PID o Instrutor Danilo do Carmo Pinheiro. A mesa foi presidida pelo coordenador do programa, Prof. Rangel Filho Teixeira.

Após a mesa de abertura, Rangel apresentou os resultados desta etapa (parciais de 2024) que foram coletados com uso de formulário eletrônico, tendo a participação nas respostas de 195 alunos.