Colaboração entre Unifesspa e UTPL promove aula espelho

• Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2024, 11h09
  • Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 11h09

WhatsApp Image 2024 07 15 at 11.06.37Na última terça-feira (09), os professores Leslye Eras e Diego Gomes, do Instituto de Geociências e Engenharia (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), conduziram uma Aula Espelho de forma remota. Nesse formato, docentes de uma instituição lecionam para uma instituição parceira. A colaboração entre a Unifesspa e a Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL) foi viabilizada pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni).

Leslye conta que já foi aluna na UTPL e que esse vínculo facilitou o contato com os professores e o planejamento da aula. “Saber que os estudantes têm a oportunidade de ter conteúdos ministrados por professores de fora com diferentes métodos é satisfatório, por exigir tanto do professor como dos estudantes, saímos da nossa zona de conforto”, relata.

É necessário que ambas as instituições estejam ministrando o mesmo conteúdo para que as aulas aconteçam e que sejam disciplinas de fácil entendimento, por conta da barreira do idioma, por isso o contato deve ser recorrente. Na ocasião foi ministrada uma aula sobre Comunicações Digitais, o tópico abordado foi o de modulações lineares, que faz parte da grade telecomunicações, em que a teórica foi apresentada por Leslye, e parte prática pelo Diego.

A expectativa da docente é que aulas como essa possam acontecer cada vez com mais frequência. Em uma oportunidade futura os professores da UTPL realizarão uma aula espelho para os discentes da Unifesspa.

UTPL