9º Cinefront promove sessões extras no Território dos Povos Timbira
De 24 a 26 de julho, o 9º Festival Internacional de Cinema de Fronteira (FIA-CINEFRONT), promoveu sessões extras nos Territórios Indígenas do Povos Timbira (Apãnjekra, Memortumré, Gavião Pyhcop Catiji e Krahô), dos estados Maranhão e Tocantins. As sessões aconteceram no pátio das aldeias, local onde ocorrem os festejos e reuniões de organização da vida social de cada uma dessas comunidades indígenas.
Os filmes escolhidos "A Febre da Mata" (Takumã Kuikuro, 2022), "Mãri Hi, a Árvore do Sonho" (Mosaniel Iramari, 2022), "Adeus, Capitão" (Vincent Carelli e Tita, 2022) e "Cantar é Saúde Timbira" (Evandro Medeiros e Alexandra Duarte, 2022), tratam da realidade de diferentes povos indígenas que habitam entre a Amazônia e o Cerrado.
"Cantar é Saúde Timbira", de Evandro Medeiros e Alexandra Duarte, tem como tema central a cultura e saberes dos Povos Timbira e suas experiências no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Segundo Evandro Medeiros, professor da Unifesspa e um dos diretores do documentário, mais uma vez, o FIA CineFront possibilita vivenciar um momento mágico que o cinema é capaz de proporcionar, a devolução às pessoas que dele participaram.
“Na noite de sábado (27) estivemos na Território Kanela Memortumré, Aldeia Escalvado, no Maranhão. A realização destas sessões, nos permite a devolução pública de nosso filme às pessoas que dele participam, cujos relatos de histórias de vida e forma de compreender a relação com a natureza e saúde tem muito a nos ensinar", comemora.
Concebido pelo professor universitário e documentarista Evandro Medeiros (Unifesspa), em parceria com a cientista social e fotógrafa Alexandra Duarte (Tramateia Filmes) e o professor e jornalista Felipe Milanez (UFBA), é uma realização da TramaTeia Produções em parceria com a Unifesspa, movimentos sociais e organizações não-governamentais.
O festival acontece anualmente, integrando as atividades política dos movimentos de luta pela terra na região, sendo realizado sempre na segunda quinzena do mês de abril articulado a programação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em memória aos camponeses mortos no Massacre de Eldorado dos Carajás, em dia 17 de abril de 1996.
A jornada pelo Maranhão e Tocantins conta com a pareceria do Centro de Trabalho Indigenista - CTI, Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão - DSEI, Associação Wyty Cate e Instituto Makarapy. O 9° FIA CINEFRONT é um projeto realizado com recursos do Edital Lei Paulo Gustavo (Secult-Pa e MINC).
*Com informações de Evandro Medeiros, do FIA-CINEFRONT
Redes Sociais