PDTSA anuncia abertura de vagas para mestrado acadêmico - Ingresso 2025

• Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2024, 14h43
  • Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2024, 10h53

O Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) vinculado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), divulga edital para o processo seletivo de candidatos(as) ao curso de mestrado acadêmico (stricto sensu), área interdisciplinar, com ingresso em 2025. O programa aceita portadores de diploma de qualquer curso superior, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Segundo informações disponíveis no site do PDTSA, o programa visa estudar as dinâmicas de sociedades amazônicas, em especial da região sul e sudeste do Pará, no que concerne aos efeitos sociais e ambientais que se traduzem em desigualdades sociais e precárias condições de vida, de trabalho, de cultura, geradas pela forma como se organiza o capital na região e a sua relação com o Estado, sobretudo por intermédio de políticas públicas.

De acordo com o edital, são 18 vagas distribuídas entre as 2 linhas de pesquisa do programa

Linha 1 - Estado,Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia

Linha 2 - Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais

Das vagas ofertadas, 6 serão destinadas a ações afirmativas para pessoas negras (pretos e pardos), quilombolas, indígenas, refugiados, apátridas, portadores de visto humanitário, pessoas trans e pessoas com deficiência, conforme a Resolução n. 554/2021 da Unifesspa.

Inscrições: A inscrição será realizada exclusivamente via SIGAA (https://sigaa.unifesspa.edu.br/), no período de 01/08/2024 até 31/08/2024, e implica na aceitação irrestrita, por parte do candidato, das normas gerais, das informações e orientações estabelecidas neste edital e de todas as demais instruções que eventualmente vierem a ser expedidas e publicadas.

O(a) candidato(a) deve efetuar a inscrição individual e enviar a documentação, obedecendo ao disposto neste edital.

Seleção:

O processo seletivo será conduzido por uma comissão de seleção composta por professores do PDTSA.

A seleção dos(as) candidatos(as) ocorrerá por etapas:

1- Prova Escrita - de caráter eliminatório e classificatório

2- Projeto de Pesquisa -  de caráter eliminatório e classificatório

3- Entrevista - de caráter eliminatório e classificatório

4- Banca de heteroidentificação - (especificamente para candidatos das vagas reservadas para políticas afirmativas)

Cada etapa do processo seletivo ocorrerá de acordo com o cronograma expresso no edital, salvo situações que obriguem a Comissão de Seleção a alterá-lo, que será informado em tempo hábil.

É imprescindível a leitura do edital na íntegra, disponível neste link