Dados do Censo da Educação Superior da Unifesspa - 2023 são divulgados à comunidade

• Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2024, 10h02
  • Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2024, 10h08

censo para divulgação

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan), por meio da Divisão de Informações Institucionais (Dinfi), publicou esta semana o Censo da Educação Superior da Unifesspa, com dados referentes ao ano 2023.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o censo é a pesquisa mais completa sobre o ensino superior brasileiro. Seu objetivo principal é coletar e divulgar dados estatísticos detalhados sobre instituições, cursos, estudantes e docentes, permitindo uma análise abrangente do cenário educacional superior no país.

Além dos dados de 2023, é possível consultar a série histórica desde 2020, em formato de Painel de BI (Business Intelligence). Para acessar os dados, clique neste link!

O que o Censo coleta?

O Censo reúne informações sobre diversos aspectos da educação superior, incluindo:

Instituições: Infraestrutura, cursos oferecidos (bacharelados, licenciaturas, tecnológicos), vagas, candidatos, matrículas, ingressos e egressos.

Cursos: Modalidades de ensino (presencial ou a distância), locais de oferta e características pedagógicas.

Estudantes: Perfil socioeconômico, histórico acadêmico, atividades extracurriculares, tipos de ingresso e participação em programas de ações afirmativas.

Docentes: Qualificação, experiência profissional e dedicação ao ensino.

Para que serve o Censo?

Os dados coletados pelo Censo servem para:

Monitorar: Acompanhar as tendências e o desenvolvimento do ensino superior brasileiro.

Subsidiar: A formulação e implementação de políticas públicas educacionais.

Avaliar: A qualidade e a eficiência das instituições e dos cursos.

Informar: Gestores, pesquisadores, estudantes e a sociedade em geral sobre o cenário da educação superior.

Como os dados são coletados?

As instituições de ensino superior são responsáveis por preencher os questionários do Censo, com o apoio de recenseadores e auxiliares institucionais. As datas e as etapas da coleta são definidas anualmente pelo Inep.

Capa Censo

O painel do Censo

O painel do Censo oferece uma interface intuitiva para a consulta dos dados. É possível realizar buscas e cruzamentos de informações, utilizando filtros como:

Discentes: Na parte superior do painel é possível selecionar o semestre das informações realizar o filtro por: ano, curso, cor/raça, turno, sexo, e clicando em mais filtros é possível selecionar o tipo necessidade especial, situação do vínculo, apoio social recebido, tipo de ingresso e participação em programas de reserva de vagas.

Cursos: Grau acadêmico, local de oferta do curso e ano.

Docentes: Na parte superior do painel é possível selecionar o ano, escolaridade, sexo, cor/raça e clicando em mais filtros é possível selecionar a situação docente, regime de trabalho, entre outros.

Para mais infomrçãoes sobre o Censo, acesse: https://seplan.unifesspa.edu.br/censo-da-educa%C3%A7%C3%A3o-superior.html