IX Seminário Institucional de Formação Docente irá debater “Comunidades de prática e formação docente”

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2024, 08h28
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2024, 08h28

Cartaz IX Seminário Unifesspa 1020 x 1020 px 1A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (Cadd)/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente (Difdad), realizará no dia 4 de outubro de 2024, no auditório da Unidade I do Campus da Unifesspa, em Marabá, o IX Seminário Institucional de Formação Docente. Neste ano, o Seminário discute o tema Comunidades de prática e formação docente, objetivando contribuir com a construção de uma prática docente reflexiva e autonomia intelectual, social e pedagógica dos docentes da Unifesspa.

Na programação, serão realizadas duas atividades formativas. A primeira delas será uma conferência com a Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Em sua abordagem, Manrique discutirá concepções de comunidades de prática, elementos estruturantes das comunidades de prática, estágios de desenvolvimento das comunidades de prática e possíveis conexões entre comunidades de prática e formação docente.

A segunda atividade será uma mesa-redonda com três docentes da Unifesspa e um da Universidade Federal do Pará (UFPA): Ana Cristina Viana Campos, da Faculdade de Saúde Coletiva (IESB), Luiza de Nazaré Mastop, da Faculdade de Ciências Sociais (ICH), Marcelo Gaudêncio Pureza, da Faculdade de Geografia (ICH) e Reinaldo Lima Feio, da UFPA. Os convidados irão socializar experiências, levantamentos e apontamentos de formação contínua de professores universitários, com reflexões sobre as relações que poderão ser estabelecidas entre formação docente e comunidades de prática.

A inscrição no seminário deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) até o dia 03 de outubro de 2024 e está aberta aos servidores da Unifesspa, especialmente os docentes, e demais interessados(as).

Para mais informações, os interessados podem enviar e-mail à Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscreva-se e participe!

Confira a programação:

08h15 - 08h45 - Credenciamento.

08h45 - 09h15 - Mesa de abertura.

Convidados(as):

Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa – Reitor da Unifesspa;

Prof. Dr. Denilson da Silva Costa - Pró-Reitor de Ensino de Graduação;

Profa. Ma. Elizabeth Rego Sabino - Chefe da Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente/Proeg.

09h30 - Conferência: Comunidades de prática e formação docente.

Convidada: Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP.

Moderador: Prof. Dr. Josiel de Oliveira Batista - Docente da Faculdade de Ciências Agrárias/IEDAR.

11h – Debate.

12h - Almoço.

14h30 -  Mesa - redonda: Socialização de experiência de grupos de formação docente na Amazônia paraense

Convidada: Profa. Dra. Ana Cristina Viana Campos - Docente da Faculdade de Saúde Coletiva/IESB.

Convidada: Profa. Dra. Luiza de Nazaré Mastop de Lima - Docente da Faculdade de Ciências Sociais/ICH.

Convidado: Prof. Dr. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza - Docente da Faculdade de Geografia/ICH.

Convidado: Prof. Dr. Reinaldo Lima Feio - Universidade Federal do Pará/UFPA.

Moderadora: TAE Dra. Leila Aparecida de Souza - Diretora de Ensino/Proeg.

16h30 - Intervalo.

16h45 - Debate.