Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Equipe da Unifesspa é a única a representar o Pará na Maratona da Sociedade Brasileira de Computação(SBC) de Programação, em João Pessoa

  • Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 16h27
  • Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2024, 16h14
  • Acessos: 400

WhatsApp Image 2024 09 10 at 15.43.38Pela primeira vez, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá uma equipe na etapa nacional da Maratona da Sociedade Brasileira de Computação(SBC) de Programação, que acontecerá em João Pessoa, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), entre os dias 8 a 10 de novembro de 2024. 

Tivemos 3 times da Unifesspa (2 de Sistemas de Informação e 1 da Engenharia da Computação), 3 do IFPA Paragominas, 1 UFRA Paragominas, 1 UEPA Parauapebas, 2 UEPA Paragominas, 1 IFPA Marabá Industrial

 

A primeira fase da maratona foi realizada em polos distribuídos pelo país. A Unifesspa, campus Marabá, foi um deles. A escolha foi fruto da articulação do Prof. Hugo Kuribayashi e da FACSI, em parceria com a SBC. A primeira fase, aconteceu em 31 de agosto, e as equipes que participaram, além das 3 equipes da Unifesspa, 2 de Sistemas de Informação e 1 da Engenharia da Computação, pertenciam ao Instituto Federal do Pará (IFPA) - campus industrial, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - campus Paragominas e a Universidade Estadual do Pará - campus Parauapebas (UEPA). WhatsApp Image 2024 09 10 at 15.43.36

A equipe vencedora foi Distrito III, composta pelos discentes da Faculdade de Sistemas de Informação (FACSI), Ricardo Diniz Mendes, Winy Gabrielly Soares de Oliveira e Ruan Vieira Rolim de Sá, tendo o professor Hugo Kuribayashi como técnico. A equipe foi a única vencedora do estado, classificada para a segunda fase.  

Para celebrar, no dia 9, foi realizada a premiação da equipe vencedora com a  presença do Reitor, Francisco Ribeiro, do Diretor-Geral do IGE, José Elisandro, do Diretor da FACSI, Adam Ferreira, do técnico da equipe campeã, o professor Hugo Kuribayashi, e de Rodrigo Barroso Gonçalves, CEO da Fibralink, empresa patrocinadora da equipe. 

Durante o seu discurso emocionado, o técnico da equipe ressaltou que a conquista do prêmio foi fundamental, é uma conquista inédita. “A Unifesspa tem seu primeiro time representando não só a Instituição como o estado do Pará. Essa é uma premiação de muita tradição no cenário da computação. Em João Pessoa vamos encontrar as demais equipes selecionadas, são os melhores cursos de computação do país”, comemorou, o técnico da equipe e o maior incentivador, o professor Hugo Kuribayashi.  

WhatsApp Image 2024 09 10 at 15.43.35Os alunos estavam bastante felizes com o resultado e ansiosos com as etapas a seguir. “Essa maratona demonstra a importância do nosso curso e o quanto temos alcançado bons resultados”, revelou, Ruan Vieira Rolim de Sá. Para Winy Gabrielle, a maratona de programação e a premiação representam um grande marco para ela e para meus colegas. “É muito importante não só para mostrar o quanto o nosso curso é significativo para nós mesmo, quanto a Unifesspa tem agregado para nosso aprendizado. Essa premiação vai abrir portas para nossa carreira, já que temos o sonho de trabalhar com programação”, disse. Já Ricardo, a vitória é um reflexo do esforço deles, além de mostrar que, a cada ano, eles se aprimoram. “Já que essa é a segunda vez que participamos da maratona. Levar a Unifesspa e representar o estado do Pará nessa competição é muito gratificante”, disse Ricardo, emocionado. 

A primeira fase contou com 880 times inscritos, desses, apenas 65 foram classificados, para participar da fase final brasileira, na Paraíba. Em março de 2025, os melhores times vão representar o país na final latino-americana, em Salvador. A última etapa é a internacional da International Collegiate Programming Contest (ICPC), ainda não tem data definida. A comunidade da Unifesspa tem muito a comemorar e todos os motivos para torcer!

Fim do conteúdo da página