A Unifesspa recebe o XIV Encontro Estadual de História da ANPUH-PA

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 16h42
  • Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2024, 17h30

A Associação Nacional de História em sua seção Pará, em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e com o apoio da ANPUH Nacional, promove, nos dias 25 e 27 de setembro, em Marabá, o XIV Encontro de História que tem como tema “Ensino de História, meio ambiente e diversidade na Amazônia Oriental”.

Ao todo foram 411 inscritos, entre professores universitários, professores do ensino médio e fundamental da rede pública de ensino, pós-graduandos e graduandos da área de história e das humanidades. Os participantes vêm das principais universidades do Pará, dos campi Belém, Ananindeua, Cametá, Bragança da UFPA, do IFPA(Belém), da UFOPA e da UEPA.

O Prof. Dr. Carlo Guimarães Monti é o Presidente da ANPHU-PA e coordenador geral do evento. Monti nos revelou a agradável surpresa no número de pessoas inscritas. “A nossa expectativa era receber duzentas pessoas, acabou que temos mais de quatrocentos inscritos”. Na programação estão previstas duas Palestras, seis Mesas-redondas, três Cursos e quatorze Simpósios Temáticos. O encontro conta com o apoio do PROFHISTORIA e do PPGHIST.

A Faculdade de História(Fahist) e o Instituto de Ciências Humanas(ICH),os anfitriões do Encontro, anunciaram que conferência de abertura terá como tema “História das Mulheres na Amazônia: desafios, historiografia e perspectivas” e será proferida pela professora Dra. Cristina Donza Cancela (UFPA). Já a conferência de encerramento, “História Regional e História Nacional: desafios dos muitos Brasis na historiografia e no ensino”, ficará a cargo da Dra. Ana Maria Veiga (UFPB).

O evento acontecerá na unidade 1, da Unifesspa, fica na Folha 31, Quadra 07, Lote Especial, s/n.º - Nova Marabá, Marabá. Mais informações podem ser obtidas através do site https://www.anpuh-pa.org/.

WhatsApp Image 2024 09 17 at 17.08.54