Divulgadas as normas da eleição para representantes dos Técnicos Administrativos nos Conselhos Superiores da Unifesspa
Foram divulgadas esta semana as regras para a eleição da representação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) nos Conselhos Superiores da Unifesspa, para o biênio 2025-2026. O pleito ocorrerá entre às 00h de 11 de dezembro de 2024 às 23h59 de 12 de dezembro de 2024, por meio da plataforma SIG-Eleição.
Conforme o regimento aprovado, a votação será realizada de forma on-line, garantindo a participação de todos os servidores técnicos-administrativos em efetivo exercício na Unifesspa, sendo o voto secreto e facultativo.
Os eleitores poderão escolher três representantes para o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e três para o Conselho Superior de Administração (CONSAD), totalizando seis eleitos para cada conselho – três titulares e três suplentes.
Inscrições e campanha
Os interessados em candidatar-se devem estar no quadro efetivo da instituição e formalizar a inscrição entre 19 e 26 de novembro de 2024, por meio de formulário próprio, que deverá ser endereçado à Comissão Eleitoral após ser preenchido e assinado. Cada candidato poderá atribuir um nome e número à sua candidatura, além de apresentar uma carta de apresentação e foto para divulgação.
A campanha eleitoral será permitida entre 28 de novembro e 10 de dezembro, sendo vedada a distribuição de materiais como camisas e bonés, além de propaganda em locais não autorizados, como muros ou paredes. Debates entre os candidatos podem ser organizados pela Comissão Eleitoral.
Processo de votação
O SIG-Eleição disponibilizará uma cabine virtual que simula a urna eletrônica brasileira, permitindo ao eleitor votar de forma secreta. Após a votação, um comprovante será gerado automaticamente. O regimento também garante a possibilidade de prorrogação do período eleitoral, caso haja falhas técnicas.
O resultado será divulgado em até 72 horas úteis após o encerramento da votação, seguido de homologação em assembleia extraordinária da categoria. Os eleitos tomarão posse na primeira reunião ordinária dos Conselhos Superiores após a homologação.
Regulamentação e supervisão
A Comissão Eleitoral, composta por três membros efetivos e dois suplentes indicados pela categoria, será responsável por conduzir o processo. Este grupo não poderá participar como candidato e zelará pelo cumprimento das normas estabelecidas no regimento.
Redes Sociais