Com participação de docente IETU, lançamento do Dicionário Histórico-Crítico do Mundo Letrado será no dia 18 de dezembro
O Centro de Estudos em Teorias da História e Historiografias (Cethas), do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU/Unifesspa), liderado pelo professor Dr. André Furtado, promove no próximo dia 18 de dezembro, às 19h (horário de Brasília), o lançamento do Dicionário Histórico-Crítico do Mundo Letrado (Brasil, séculos XIX-XX). O evento será realizado de forma virtual e a obra já está disponível gratuitamente no site da Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff).
Fruto de uma ampla colaboração acadêmica, o dicionário reúne 84 verbetes elaborados por 52 especialistas de diferentes instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais. Organizado pelos professores André Furtado, da Unifesspa, e Giselle Martins Venancio, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto explora aspectos relacionados à produção editorial e à circulação de impressos no Brasil e no exterior.
Para a sua realização, Venancio e Furtado partiram da ideia de demandar a cada pesquisador a escrita de um ou mais verbetes dedicados à síntese ou à análise de algum autor, livreiro, casa de impressão tipógrafo, editor, agente editorial, tradutor, crítico, biblioteca, livraria, instituições/organismos voltados aos livros, coleção, jornal, revista, entre outros. "A ideia é oferecer aos leitores em potencial os vários cenários possíveis de uma série de configurações nas quais se inscreveram os objetos de estudo dicionarizados", destaca Furtado.
A ideia central do dicionário é oferecer uma ferramenta de referência abrangente para estudiosos da área. De acordo com a professora Giselle Venancio, também coordenadora da Cátedra Unesco sobre Desigualdades Globais e Sociais, o objetivo foi criar um material coeso que auxilie pesquisadores em suas investigações.
Cada verbete foi escrito por especialistas com vasta experiência acadêmica e prática, trazendo uma análise crítica de figuras e instituições fundamentais para o mundo letrado. Entre os colaboradores, estão profissionais vinculados a instituições como o Arquivo Nacional, a Fundação Biblioteca Nacional e a Unicamp - para dar apenas alguns exemplos -, além de docentes da Unifesspa, como os professores Eduardo de Melo Salgueiro, Heraldo Márcio Galvão Júnior e Geovanni Gomes Cabral.
Lançamento e acesso gratuito - O evento de lançamento será realizado de forma remota, com transmissão pela plataforma Google Meet. Além de Furtado e Venancio, outros autores e organizadores participarão do encontro para discutir a relevância da obra.
Data: 18 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 19h (Horário de Brasília)
Sala virtual: https://meet.google.com/nkr-yhsa-szr
Download do dicionário: Eduff - Dicionário Histórico-Crítico do Mundo Letrado
Redes Sociais