Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Com trabalhos do VIII do Encontro de Pós-Graduação, eBook celebra a pluralidade de pesquisas na Amazônia Sul Oriental

  • Publicado: Quinta, 19 de Dezembro de 2024, 15h34
  • Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2024, 16h50
  • Acessos: 296

Pimenta Cultural biosociodiversidade pluralidadeA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lançou o eBook "Bio(Socio)Diversidade e Pluralidade na Amazônia Sul Oriental", uma coletânea de pesquisas que destaca a riqueza e a diversidade acadêmica da região. A obra, disponível gratuitamente para download na página https://doi.org/10.31560/pimentacultural/978-85-7221-256-4, é apresentada como os VIII Anais do Encontro de Pós-Graduação da Unifesspa, realizado no ano passado.

O eBook reúne estudos desenvolvidos nos programas de pós-graduação da universidade, abordando diversos temas relacionados à Amazônia Sul Oriental. Os capítulos exploram áreas como desenvolvimento e planejamento regional, educação científica, ensino de ciências e humanidades, história, literatura, sustentabilidade, etnicidade, linguística, entre outros. Assim, o trabalho mostra a interdisciplinaridade e a relevância das pesquisas realizadas no contexto amazônico.

De acordo com o professor Francisco Adriano Carvalho, diretor de pós-graduação da Unifesspa e organizador do eBook, o projeto nasceu do desejo de dar visibilidade aos trabalhos realizados por pesquisadores, professores e alunos da instituição. 

A iniciativa, articulada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Propit), em conjunto com os programas de pós-graduação da universidade, celebra a dedicação e o esforço da comunidade acadêmica. "Para muitos discentes, esta é a primeira obra científica publicada que atende a todos os critérios estabelecidos pela Capes. Portanto, é certamente um marco na vida deles", afirma.  

Já para pró-reitorra Gilmara Lima,  "o lançamento deste eBook simboliza o compromisso institucional em tornar o conhecimento científico acessível e útil para a sociedade. É fruto da dedicação coletiva de discentes e professores da pós-graduação que se empenham todos os dias para transformar pesquisa em avanço científico e social". 

Fim do conteúdo da página