Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa promove segurança digital com o Projeto Segurança no Elemento Humano

  • Publicado: Quinta, 16 de Janeiro de 2025, 08h01
  • Última atualização em Quinta, 16 de Janeiro de 2025, 08h01
  • Acessos: 88

seh cgticA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), deu início a uma importante iniciativa voltada para a proteção de dados e a segurança digital. Trata-se do Projeto Segurança no Elemento Humano (SEH), desenvolvido em parceria com instituições participantes do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

O projeto surge em um momento crucial, em que ataques cibernéticos e ameaças digitais estão cada vez mais frequentes, impactando organizações de diversos setores, incluindo as universidades. A iniciativa busca sensibilizar e capacitar servidores, docentes, técnicos e estudantes para reconhecer e evitar práticas que possam comprometer a segurança digital da instituição.

Embora tecnologias de ponta sejam empregadas para proteger sistemas e dados, as pessoas continuam sendo o ponto central – e também o mais vulnerável – do sistema de segurança. Ataques cibernéticos, como phishing, vazamentos de dados e instalação de malwares, frequentemente exploram erros humanos, como cliques em links suspeitos ou compartilhamento inadvertido de credenciais. O SEH reconhece esse desafio e trabalha para fortalecer a conscientização e as práticas de segurança entre os colaboradores e a comunidade acadêmica da Unifesspa.

Como vai funcionar - O Projeto Segurança no Elemento Humano terá duração de um ano e abordará temas mensais relacionados à segurança da informação, como: vazamento de dados, códigos maliciosos, segurança em redes sociais, ataques de phishing, segurança de redes, entre outros.

A proposta inclui o uso de materiais gratuitos, campanhas educativas e dicas práticas disseminadas por e-mails, redes sociais e outros canais de comunicação. Essas ações visam atingir o maior número possível de pessoas, promovendo uma cultura de responsabilidade compartilhada e a proteção dos ativos digitais da universidade.

Primeiras ações - Como parte das atividades do projeto, o CTIC irá lançar um quiz interativo em formato de jogo, que permitirá aos participantes avaliar seus conhecimentos sobre segurança digital. A ferramenta será útil para identificar pontos de melhoria e ampliar a percepção da comunidade sobre as ameaças mais comuns no ambiente online.

O CTIC da Unifesspa convida toda a comunidade acadêmica a se engajar nas atividades do projeto e contribuir para a criação de um ambiente digital mais seguro e confiável. “Fiquem atentos à programação e às novidades do Projeto Segurança no Elemento Humano. Juntos, podemos enfrentar os desafios do mundo digital e fortalecer a proteção dos dados da Unifesspa”, afirma Zenaide Carvalho, diretora do CTIC.

Fim do conteúdo da página