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Pesquisadores debatem desafios e práticas docentes da geração REUNI em evento na UFPel

  • Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2025, 14h30
  • Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2025, 08h52
  • Acessos: 103

projeto reuniIntegrantes do projeto de pesquisa “A constituição da docência da geração REUNI de professores das universidades federais do Brasil: desafios e práticas em tempos contraditórios” estiveram reunidos no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (ICH/UFPel) nos dias 8, 9 e 10 de janeiro. Entre as instituições participantes, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) marcou presença, contribuindo com as discussões e apresentações realizadas ao longo do evento.

O encontro teve como objetivo principal tratar das reflexões e análises sobre a profissionalização docente, com foco na fase de estabilização da carreira, que abrange professores entre oito e 15 anos de atuação no ensino superior. Entre os temas discutidos estiveram o desenvolvimento profissional, os desafios da docência, a autonomia, as mudanças na profissão e, como destaque, a inclusão da Inteligência Artificial no apoio a estudos qualitativos na área educacional.

 “Esse cenário é desafiador para os docentes que precisam acionar saberes de diferentes origens e matrizes para alcançar a positividade da prática pedagógica que exercitam”, afirmou a coordenadora geral do projeto, Maria Isabel da Cunha.

Coordenado pela professora Maria Isabel da Cunha e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto reúne pesquisadores de seis Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Unifesspa.

Representando a Unifesspa, o professor Josiel de Oliveira, coordenador local do projeto, participou presencialmente do encontro, com o objetivo de compreender como e se esta geração de professores imprime condições peculiares de docência e que possíveis impactos trazem para a prática pedagógica universitária. Também participaram, de forma remota, os demais integrantes da instituição no projeto: Cleuzeni Santiago, Elizabeth Sabino, Kátia Regina da Silva e Maria Margarete Delaia.

A participação da Unifesspa no projeto e no evento reforça seu compromisso em contribuir com o campo dos saberes docentes e em fomentar a qualidade do ensino superior no Brasil. Previsto para ser concluído em 2025, o projeto busca consolidar importantes avanços na compreensão dos desafios e práticas da docência, especialmente no contexto de expansão das universidades federais promovida pelo programa REUNI.

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*Com informações da UFPel

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