Servidores vão participar da primeira semana interna de prevenção de acidentes de trabalho
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), vai realizar, nos dias 28, 29 e 30 de abril, a Primeira Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (1ª Sipat). Com o tema “Juntos pela segurança física e mental de todos”, a Sipat vai oferecer uma programação diversificada que inclui palestras, dinâmicas, debates, além de serviços de saúde e prevenção como testagens rápidas e vacinação.
No primeiro dia da programação, às 9h, os servidores poderão participar de uma dinâmica realizada pelo curso de Saúde Coletiva, voltada aos cuidados em saúde mental. A atividade intitulada “Conheça-se para cuidar: saúde mental e perfil profissional”, será coordenada pela professora Ana Campos. À tarde, às 15h, acontece uma palestra sobre Primeiros socorros e combate a incêndio, ministrada pelos bombeiros civis Marcos e Joel, da Divisão de Serviços de Engenharia e Manutenção (Disem).
Na terça-feira (29), segundo dia da programação, serão realizados alguns serviços de saúde, como testes rápidos para rastreio de infecções sexualmente transmissíveis - ISTs, vacinação, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação de Índice de Massa Corporal. À tarde, a médica do trabalho Alana Ferreira orienta sobre o manejo adequado em acidentes com animais peçonhentos.
No último dia da programação, será a vez de um debate importante sobre violência contra mulher no contexto da universidade. O momento será conduzido pela advogada Sidneia Belmiro.
Conscientização - A programação faz parte das ações alusivas ao Abril Verde, que é o mês dedicado à campanha de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida, Ricardo Souza, destacou a importância de participação da comunidade, neste que é um evento voltado para a prevenção dos riscos de acidentes em nossa comunidade.
“Contamos com a presença de todos, servidores e colaboradores, para que juntos possamos avançar na conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Nosso objetivo é reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, portanto, é fundamental a participação de nossos trabalhadores”, disse.
Todas as atividades serão concentradas no hall de entrada do Bloco Central da Unidade III, do Campus Marabá, e transmitidas pelo canal da Unifesspa no Youtube, de modo a alcançar os servidores lotados nas demais unidades do Campus Marabá e nos campi fora da sede, nas cidades de Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara e Rondon do Pará.
Abril Verde - O dia 28 de abril marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data escolhida em homenagem aos 78 empregados que morreram na explosão de uma mina na cidade de Farmington, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 2005, com a promulgação da Lei n.º 11.121, que instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Já a cor verde foi selecionada por estar associada aos cursos da área de saúde; além disso, o símbolo da campanha é o laço verde.
Por toda essa representatividade, abril foi o mês escolhido para concentrar todas as discussões e dar mais visibilidade ao tema. Na Unifesspa, são realizadas ações todos os anos, com objetivo de reforçar a campanha e buscar avanços nas ações de prevenção, saúde e segurança destinadas aos mais de mil servidores existentes na Instituição.
Redes Sociais