Evento acontecerá de 28 de novembro e 4 de dezembro, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

FOTO: Divulgação/Ascom UEA

O Coletivo Arte & Comunidade, do curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), vai representar a universidade na 10ª edição das Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido (Jitou), a ser realizada de 28 de novembro a 4 de dezembro, na Unidade 3 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá. Trata-se da terceira oportunidade em que o coletivo estará representando a UEA nas Jornadas, participando da conferência de abertura, sessões de comunicação oral e em oficinas formativas ao longo do evento.

Esta será a primeira edição do evento sediada na região Norte do Brasil, que contará com o tema “Saberes da Amazônia e Teatro do Oprimido: caminhos poéticos políticos para o Bem Viver”. Seu principal objetivo é a disseminação do Teatro do Oprimido no contexto universitário, bem como propiciar encontros e diálogos entre pesquisadores e ativistas, promovendo uma reflexão sobre as potenciais contribuições do método do Teatro do Oprimido na reconstrução do que é denominado como Bem Viver.

“A possibilidade de celebrar os dez anos do encontro em território amazônico é uma chance única, e serve para ecoarmos a diversidade de vozes, para pautarmos as questões singulares que afetam o Norte do Brasil, buscando soluções criativas e coletivas para elas”, afirmou Amanda Ayres, coordenadora do coletivo Arte & Comunidade.

A ocasião contará, ainda, com a participação de outras 15 universidades nacionais e internacionais, incluindo a Universidade da República do Uruguai (Udelar) e a Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN).

O Teatro do Oprimido é um método estético que sistemiza exercícios, jogos e técnicas teatrais que tenham por objetivo a formação física, intelectual e política de seus praticantes. “Neste contexto, a linguagem teatral é considerada como uma expressão humana, que pode ser praticada por qualquer pessoa que tenha interesse em incorporá-la em seu trabalho e também no cotidiano”, pontuou Amanda.

Sobre o projeto

O Arte & Coletividade é um projeto de ensino, pesquisa e extensão criado em 2013, pela professora mestra Amanda Ayres. Ao longo de seus nove anos de existência, o projeto tem proporcionado o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade e a universidade, com a finalidade de promover a formação, sensibilização, apreciação e processos criativos colaborativos a partir de experiências estéticas sensíveis.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://www.even3.com.br/jitou2022/.