Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CTIC orienta usuários sobre segurança da informação e alerta para novo ataque na internet

  • Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 15h12
  • Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 11h50
  • Acessos: 4213

Destaque Dia Servidor CTICO Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa faz um alerta aos usuários da comunidade universitária sobre uma nova ameaça na internet, um ransomware que se espalhou pela Rússia e chegou ao Brasil. Trata-se de um tipo de software malicioso (malware) criado com o intuito de bloquear o acesso a arquivos ou sistemas para só liberá-los após o pagamento de um valor especificado, geralmente em criptomoeda bitcoin.

“ O novo ataque chama-se Bad Rabbit e exige 0,05 bitcoin como resgate –o que equivale a US$ 280 na taxa de câmbio atual da criptomoeda. É como se fosse um sequestro, só que de forma virtual”, explicou o diretor do CTIC, Vitor Castro.

Segundo análise da empresa russa fabricante de antivírus Kaspersky, que atualmente é utilizado na Unifesspa, este ransomware não explora uma vulnerabilidade para infectar as máquinas. Ao contrário, ele usa o conhecido truque do instalador falso, que faz o usuário infectar a si mesmo. Assim, as vítimas baixam um falso instalador Adobe Flash Player de sites infectados, por exemplo, e iniciam manualmente o arquivo executável (.exe), infectando os seus PCs. 

Ao navegar na internet, você já deve ter se deparado com uma situação parecida. Ao tentar assistir a um vídeo, o site solicita uma atualização do plugin Flash para iniciá-lo ou ter acesso a algum conteúdo. A orientação do CTIC é não fazer atualizações via pop-ups do próprio site. Em geral, não efetuar download de softwares em sites de origem não confiável. Assim, você evita riscos e mantém a segurança dos seus dados. 

Boletins informativos 

Arte Ctic Boletim

Informações e orientações como essas estão sendo repassadas periodicamente aos usuários da Unifesspa, por meio de boletins informativos internos. As edições dos boletins estão disponíveis no site do CTIC ( http://ctic.unifesspa.edu.br ) e oferecem outras dicas e orientações de segurança da informação. A ação faz parte de um projeto de conscientização e prevenção voltado para a segurança da informação na Unifesspa. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Segurança da Informação do CTIC. Atualmente, existem dois boletins divulgados e podem ser acessados no endereço: https://ctic.unifesspa.edu.br/boletins-internos-de-seg-info.html. Confira!

Além de medidas de prevenção e controle na rede institucional, o CTIC efetua a categorização de sites potencialmente maliciosos e está, constantemente, monitorando possíveis ameaças. “Temos ainda o software antivírus Kaspersky que efetua a proteção dos computadores institucionais. Manteremos a comunidade informada sobre novidades no âmbito de segurança da informação”, assegurou o diretor do CTIC, Vitor Castro. 

Fim do conteúdo da página