PROEG - Programa de apoio ao indígena (PAIND) - Edital N.° 09/2018
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (Dproj) torna público o presente Edital, no âmbito do PROGRAMA DE APOIO AO INDÍGENA (PAIND), com vistas a oferecer apoio a estudantes indígenas regularmente matriculados na Unifesspa. O apoio ao discente fornecido neste Programa será feito por meio de bolsas de apoio pedagógico disponibilizadas a estudantes dos cursos de graduação da Unifesspa, nos anos letivos de 2018 e 2019, em acordo com as normas desse edital, com a Portaria 012/2017 – Unifesspa e com o Decreto 7234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.
Criado em 2017, inicialmente como Programa de Monitoria Indígena, e após avaliação dessa primeira experiência o Programa foi reformulação e agora é relançado como Projeto de Ensino, com um novo nome “PROGRAMA DE APOIO AO INDÍGENA – PAIND”, cujo objetivo é fomentar a inclusão dos discentes indígenas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, dessa forma, para a sua permanência e êxito acadêmico a apoio aos alunos indígenas da Unifesspa.
Nas modalidades de participação no PAIND, além da participação do docente coordenador do Projeto do Projeto de Ensino, estão previstas outras duas modalidades de participação exclusivas para discentes:
- Apoiador Bolsista: que fará jus ao pagamento de uma bolsa no valor de R$ 400,00 mensais; e
- Apoiador Voluntário: que NÃO fará jus ao pagamento da bolsa.
Em qualquer uma dessas modalidades de participação o aluno deverá ter disponibilidade de 12 horas para dedicação às atividades do PAIND. Veja todas as regras no EDITAL Nº 09/2018 – PROEG - SELEÇÃO DE APOIADORES – 2018 e 2019.
CRONOGRAMA:
EDITAL:
EDITAL Nº 09/2018 – PROEG – SELEÇÃO DE APOIADORES – 2018 e 2019(arquivo em pdf)
ANEXOS:
ANEXO II – ATA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
ANEXO III – TERMO DE COMPROMISSO
ANEXO IV – FORMULÁRIO DE DADOS DO DISCENTE APOIADOR
ANEXO V – PLANO DE ATIVIDADES DE APOIO AO DISCENTE INDÍGENA
ANEXO VI – RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES
ANEXO VII – FREQUÊNCIA DE ALUNOS NOS GRUPOS DE TRABALHO OU ESTUDO
Redes Sociais