03 a 30 de junho: Abertas as inscrições para o Bolsa Permanência - MEC

Escrito por Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis | Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 16h58 | Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 16h58 | Acessos: 786

e mail 9

O Programa de Bolsa Permanência (PBP), Portaria nº 389/2013 MEC, tem como gestor o Ministério da Educação (MEC) e sua finalidade é minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas, das instituições federais de ensino superior.

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro no valor de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais), cujo pagamento é realizado mensalmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e transferidos aos(às) discentes diretamente pelo MEC, após os (as) discentes beneficiários(as) terem as suas bolsas homologadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

As inscrições ocorrem em períodos estabelecidos pelo MEC, no momento estão abertas entre os dias 03 a 30 de junho, por meio do site http://sisbp.mec.gov.br, devendo o discente comprovar seu pertencimento étnico e residência juntando os documentos disponíveis abaixo:

Inscrição ao PBP em 2023:

Portaria nº 9/2023 - MEC/SESu - Dispõe sobre a oferta de novas bolsas e dá outras providências.

Passo a passo de como se inscrever no PBP MEC

Site para inscrição

Documentos para inscrição no Programa de Bolsa Permanência do MEC

Estudantes Indígenas

AUTODECLARAÇÃO DO CANDIDATO – ESTUDANTE INDÍGENA

DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO - ESTUDANTE INDÍGENA

DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO E DE RESIDÊNCIA - ESTUDANTE INDÍGENA

TERMO DE COMPROMISSO DO BOLSISTA

Estudantes Quilombolas

Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria de Integração Estudantil:

Telefone: (94) 2101-7144 (WhatsApp)
Endereço: Av. dos Ipês, s/n.º, bairro Cidade Jardim, Marabá - PA, Unidade III da Unifesspa, Prédio Administrativo, 1º andar.
Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h
registrado em: