Livros arrecadados na Unifesspa são doados para o CRFM

• Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 16h30
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 12h01
  • Acessos: 1929

IMG 20160715 WA0004A Promotoria de Justiça de Execução Penal e Controle Externo da Atividade Policial com o apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), arrecadaram, em campanha, livros para estruturação da biblioteca do Centro de Recuperação Feminino de Marabá (CRFM).

A solenidade de entrega aconteceu no último dia 15 de julho. A arrecadação de livros faz parte do Plano de Atuação “Educar para incluir” desenvolvida pela Procuradoria de Justiça. A campanha por mais livros objetivou trazer mais conhecimentos para alunos e professores que atuam no CRFM.

Os alunos do curso de Direito da Unifesspa arrecadaram cento e cinquenta livros. A arrecadação aconteceu em contrapartida ao Seminário Direitos Humanos/Humanos Direitos, como contribuição dos participantes. Após a realização do Seminário, os alunos, juntamente com a Coordenadora do Curso de Direito, Lorena Fabeni, e a Promotora de Justiça, Daniella Dias, realizaram visita ao CRFM para realizar a entrega dos livros às detentas.

Educar para incluir

A preparação para liberdade não depende somente do ensino, da formação e do acesso ao trabalho. O egresso do sistema penitenciário precisa do apoio da comunidade, durante a reclusão e após a libertação. Por isso, “é imprescindível que o Ministério Público atue para aproximação da população carcerária do seu local de origem, para isso, os cidadãos livres devem tomar consciência dos problemas e dificuldades que são enfrentados no sistema penitenciário”, afirmou Daniella Dias.

O Plano de Atuação “Educar para incluir” tem por objetivo fazer cumprir as Diretrizes Nacionais para Oferta de Educação para Jovens e Adultos Privados de Liberdade, estabelecendo que a educação nas prisões do Brasil deverá estar associada às ações complementares de cultura, esporte, inclusão digital, educação profissional, fomento à leitura e a programas de implantação, recuperação e manutenção de bibliotecas destinadas ao atendimento à população privada de liberdade, inclusive as ações de valorização dos profissionais que trabalham nesses estabelecimentos.