PDTSA/Unifesspa promove seminário para abertura do segundo semestre do programa
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em dinâmicas territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) promoverá nos dias 01 e 02 de agosto, no Miniauditório do PDTSA, Unidade III, campus Marabá, o Seminário de abertura do 2º semestre. O evento é aberto à comunidade, todos os interessados podem participar.
Nos dois dias de programação, haverá palestra, lançamento de livro e o público contará ainda, com a exposição “Entre Paralelos e Meridianos”, da galeria de arte Vitória Barros, que foi premiada no Arte Pará 2015, em Belém.
O primeiro dia do evento, às 8:30, terá a aula de abertura da disciplina “Dinâmicas socioculturais e processos educativos” com o prof. Dr. Alexandre Silva dos Santos Filho, que terá participação e diálogo com a artista plástica Vitória Barros.
No dia 02, ocorrerá às 15h, a palestra “Colaboração Intercultural Superior: conflitos e negociações em experiências na Argentina, no Brasil, na Colômbia e no Peru”, que será ministrada pelo Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes, que é pesquisador em Narrologia. Além disso, fará o lançamento do Livro “Interculturalidade e Saberes: Os diversos na contemporaneidade da Amazônia”.
O Livro
O livro – Interculturalidade e saberes: os diversos na contemporaneidade da Amazônia – é uma coletânea de artigos, organizado por Fernando Alves da Silva Júnior e José Guilherme S. Fernandes, publicado pela editora Paka-Tatu, que tem por objetivo tratar de estudos e investigações que se relacionem com os conflitos e negociações gerados pelo encontro de diversos saberes na constituição do mundo contemporâneo amazônico, tendo em vista as relações interculturais e seus processos de tradução, sejam linguísticos e/ou culturais.
Em síntese são apresentados artigos que focalizam as relações entre sujeitos ou grupos localizados e a sociedade ou a cultura em que os primeiros estão inseridos, sejam estes os grupos étnicos, profissionais, sociais e comunitários, de gênero. Dentre os artigos da coletânea, a Unifesspa está representada por trabalhos das professoras, Idelma Santiago da Silva, Hildete Pereira dos Anjos e Nilsa Brito Ribeiro, pesquisadoras do Programa PDTSA/Unifesspa.
A exposição “Entre Paralelos e Meridianos”
O trabalho busca evocar uma nova contextualização que revele que as transformações geográficas aconteceram em razão das dramáticas relações socioculturais, conquanto seja possível apreciar na sequência dos mapas, a multiplicidade das formas criadas e, imaginar a presença histórica dos seres humanos envolvidos nesse contexto, através da dialética territorial da ocupação anterior do espaço pelos povos indígenas e o complexo sistema de povoamento da região, palco de violência e restrições de liberdade, no decorrer dos ciclos econômicos.
Redes Sociais