Unifesspa e Fiocruz discutem ampliação de parceria por meio do Dinter em Saúde Coletiva

• Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 17h26
  • Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2016, 17h32

Visita Fiocruz2A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Fernanda Carla Lima Ferreira e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), Haroldo de Souza, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), receberam na manhã desta quinta-feira (11), o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Valcler Rangel Fernandes e a professora Josiane Carvalho Costa, colaboradora da Fiocruz e docente da Unifesspa.

O Acordo de Cooperação Técnica para o Doutorado Interinstitucional em Saúde Coletiva (Dinter) com a incorporação de novas abordagens interdisciplinares como a relação com a educação do campo foi o principal tema discutido na reunião.

De acordo com a professora Fernanda Carla, o objetivo da Unifesspa “é implementar ações que possam fortalecer os grupos de pesquisa envolvidos no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Dinter. Na ocasião, foram apresentadas como propostas a concessão de bolsas de indução de iniciação científica pela Fiocruz para os alunos da Unifesspa”, adiantou.

A professora, Joseane Carvalho destacou como relevante “a inserção de problemáticas locais para fortalecer os projetos de pesquisa e extensão, ao discutir a saúde coletiva combinada com outros aspectos de regionalidade, incluindo a educação do campo e a etnociência”. Além disso, pensar na possibilidade de implantar uma Rede de Tecnologia e Inovação em Saúde, atuando principalmente na área de plantas medicinais, segmento em que a Fiocruz já tem expertise científica e tecnológica.

Na ocasião, o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde Valcler Rangel Fernandes demonstrou interesse nas sugestões apresentadas pela Unifesspa e destacou a possibilidade de criação de um núcleo da Fiocruz em Marabá, a exemplo do que está sendo implementado no Ceará.

A Fiocruz tem como objetivo promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. É a pioneira na valorização e implantação de projetos na área de Saúde Coletiva e Saneamento básico.