Aulas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) em Rondon do Pará começam dia 15/09

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), inicia as atividades acadêmicas no dia 15 de setembro em Rondon do Pará, município a 150 km de Marabá (PA).

• Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 20h04
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Inicialmente são ofertados dois cursos de bacharelado, Administração e Ciências Contábeis, com 40 alunos cada. Os alunos foram selecionados no Processo Seletivo 2014.
Segundo o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), prof. ms. Leandro de Oliveira Ferreira, o terreno doado pela Prefeitura de Rondon e as instalações estão passando por reformas que possibilitam as condições para o início das aulas, bem como a quantidade de servidores, todos aprovados em concurso público. “Atuamente, somos dois professores, eu e a professora Érica. Contamos também com o apoio do Fernando Henrique, Secretário Executivo”, diz.
De acordo com reitor pro tempore, Maurílio de Abreu Monteiro, além destes cursos já foi iniciada a discussão para mais dois novos bacharelados também do campo das Ciências Sociais Aplicadas. “Estamos abertos a construirmos juntos a Unifesspa em Rondon. A intencão da universidade é que futuramente ofertemos os cursos de Comunicação Social, uma turma de Jornalismo e outra de Publicidade e Propaganda”, revela.
Debate Jornalismo
Atento a construção participativa da Unifesspa, no último dia 2 de setembro, o reitor e o diteror do ICSA recepcionaram mais de 25 jornalistas de Marabá (PA) na Reitoria e receberam uma carta destes profissionais de comunicação em que é pedido a criação do curso de jornalismo em Marabá em detrimento de Rondon do Pará.

Os profissionais da imprensa de Marabá manifestaram a vontade de cursar comunicação social, mesmo a maioria já atuando legalmente no mercado de trabalho. Outro argumento é que não haveria campo de estágio e demanda de comunicação em Rondon.
Maurílio argumentou que a instalação dos campi da instituição é pensada de maneira descentralizada, buscando levar a oportunidade de acesso à educação superior pública e gratuita de qualidade aos vários municípios da região Sul e Sudeste do Pará, evitando a necessidade de deslocamento de pessoas para grandes centros. “Estamos construindo a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e não a Universidade Federal de Marabá”, argumentou.
Ainda segundo o reitor “É importante que todos saibam que criamos a base da Unifesspa por meio de Institutos. Precisamos fazer o adensamento do conhecimento científico por áreas e não por curso. A comunicação social está no campo das Ciências Sociais Aplicadas, conforme a CAPES segmenta”, explica.

Vereadores e Edificação

Na defesa do município de Rondon do Pará, em visita à Reitoria da Unifesspa, no dia 4 de setembro, mais de 10 vereadores das mais diversas siglas partidárias manifestaram apoio a implantação do curso de Jornalismo no ICSA e pediram informações sobre o início das aulas e obras de reforma e construções de edifícios no campus de Rondon.

O presidente da Câmara Municipal, Valmir Santos (PSDB/PA), informou que todos os vereadores querem o curso de Jornalismo na cidade de Rondon do Pará. “Nós, do poder Legislativo municipal, queremos defender nossa cidade. Queremos Jornalismo e mais outros cursos”, pontua.

O reitor Maurílio de Abreu Monteiro apresentou uma maquete de edificações no terreno do ICSA onde está previsto a construção de auditório, laboratórios, cantina e dormintório estudantil. Maurílio anunciou ainda o lançamento do edital de licitação para a construção de um prédio de quatro pavimentos que deve ficar pronto em 2015.
Confira o Edital Aqui.

(Texto e Fotos: Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa/ (94) 8156-5797)