Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aulas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) em Rondon do Pará começam dia 15/09

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), inicia as atividades acadêmicas no dia 15 de setembro em Rondon do Pará, município a 150 km de Marabá (PA).

  • Publicado: Terça, 09 de Setembro de 2014, 20h04
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
  • Acessos: 3960

Inicialmente são ofertados dois cursos de bacharelado, Administração e Ciências Contábeis, com 40 alunos cada. Os alunos foram selecionados no Processo Seletivo 2014.
Segundo o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), prof. ms. Leandro de Oliveira Ferreira, o terreno doado pela Prefeitura de Rondon e as instalações estão passando por reformas que possibilitam as condições para o início das aulas, bem como a quantidade de servidores, todos aprovados em concurso público. “Atuamente, somos dois professores, eu e a professora Érica. Contamos também com o apoio do Fernando Henrique, Secretário Executivo”, diz.
De acordo com reitor pro tempore, Maurílio de Abreu Monteiro, além destes cursos já foi iniciada a discussão para mais dois novos bacharelados também do campo das Ciências Sociais Aplicadas. “Estamos abertos a construirmos juntos a Unifesspa em Rondon. A intencão da universidade é que futuramente ofertemos os cursos de Comunicação Social, uma turma de Jornalismo e outra de Publicidade e Propaganda”, revela.
Debate Jornalismo
Atento a construção participativa da Unifesspa, no último dia 2 de setembro, o reitor e o diteror do ICSA recepcionaram mais de 25 jornalistas de Marabá (PA) na Reitoria e receberam uma carta destes profissionais de comunicação em que é pedido a criação do curso de jornalismo em Marabá em detrimento de Rondon do Pará.

Os profissionais da imprensa de Marabá manifestaram a vontade de cursar comunicação social, mesmo a maioria já atuando legalmente no mercado de trabalho. Outro argumento é que não haveria campo de estágio e demanda de comunicação em Rondon.
Maurílio argumentou que a instalação dos campi da instituição é pensada de maneira descentralizada, buscando levar a oportunidade de acesso à educação superior pública e gratuita de qualidade aos vários municípios da região Sul e Sudeste do Pará, evitando a necessidade de deslocamento de pessoas para grandes centros. “Estamos construindo a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e não a Universidade Federal de Marabá”, argumentou.
Ainda segundo o reitor “É importante que todos saibam que criamos a base da Unifesspa por meio de Institutos. Precisamos fazer o adensamento do conhecimento científico por áreas e não por curso. A comunicação social está no campo das Ciências Sociais Aplicadas, conforme a CAPES segmenta”, explica.


Vereadores e Edificação

Na defesa do município de Rondon do Pará, em visita à Reitoria da Unifesspa, no dia 4 de setembro, mais de 10 vereadores das mais diversas siglas partidárias manifestaram apoio a implantação do curso de Jornalismo no ICSA e pediram informações sobre o início das aulas e obras de reforma e construções de edifícios no campus de Rondon.

O presidente da Câmara Municipal, Valmir Santos (PSDB/PA), informou que todos os vereadores querem o curso de Jornalismo na cidade de Rondon do Pará. “Nós, do poder Legislativo municipal, queremos defender nossa cidade. Queremos Jornalismo e mais outros cursos”, pontua.

O reitor Maurílio de Abreu Monteiro apresentou uma maquete de edificações no terreno do ICSA onde está previsto a construção de auditório, laboratórios, cantina e dormintório estudantil. Maurílio anunciou ainda o lançamento do edital de licitação para a construção de um prédio de quatro pavimentos que deve ficar pronto em 2015.
Confira o Edital Aqui.





(Texto e Fotos: Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa/ (94) 8156-5797)

Fim do conteúdo da página