Unifesspa é contemplada com 11 bolsas no Programa de Formação Doutoral (Prodoutoral) para docentes

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foi contemplada com 11 bolsas no âmbito do Programa de Formação Docente (Prodoutoral) da Capes/MEC.

• Publicado: Quarta, 10 de Setembro de 2014, 12h32
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A conquisa foi obtida por meio do Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor) que consiste em um documento no qual a Unifesspa estabeleceu os princípios, os objetivos e as metas no âmbito do Programa Prodoutoral. O programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). Além da bolsa de doutorado no valor de R$ 2.200, o docente contemplado no Prodoutoral receberá mensalmente auxílio-moradia no valor de R$ 1.100.
Segundo o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa, prof. dr. Carlos Renato Lisboa Francês, “as bolsas do Prodoutoral da Capes serão de grande relevância e contribuição para a qualificação do corpo docente da Unifesspa”. Prevendo o crescimento da Instituição, o reitor pro tempore, Maurílio de Abreu Monteiro, pontua que a conquisa faz parte do adensamento do conhecimento científico na região Sul e Sudeste do Pará. “Nosso objetivo é ampliar o percentual de docentes com a titulação de doutorado. Isso fortalece a universidade na busca por excelência e qualidade de ensino, pesquisa e extensão”, complementa.
Edital Lançado
No último dia 05 de setembro de 2014, a Propit tornou público por meio do Edital 005/2014 Propit-Bolsas Prodoutoral/Capes a seleção de propostas para o recebimento de bolsas de Doutorado Capes concedidas por cota à Unifesspa no âmbito do Programa Prodoutoral. Poderão pleitear as bolsas, os docentes afastados e matriculados em cursos de doutorado em outras instituições fora da Unifesspa e de acordo com a Portaria da Capes de Nº 140, de 02 de outubro de 2013.
Submissão eletrônica das propostas: de 06 a 12 de setembro de 2014.
Análise das propostas: 15 a 16 de setembro de 2014.
Divulgação dos resultados: 16 de setembro de 2014.
Entrega dos documentos originais de inscrição e implementação das bolsas: 17 de setembro de 2014.
Prodoutoral
O Prodoutoral tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão das IFES de origem, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação. É um programa que se caracteriza por favorecer a mobilidade dos bolsistas das IFES de origem para as IES de destino durante o tempo de duração da capacitação docente, bem como a dos professores orientadores, como forma de integração entre as instituições participantes.

(Texto: Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa/ (94) 8156-5797)