Unifesspa assina protocolo de intenções para mais um doutorado em associação
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da coordenação do Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) assinou o protocolo de intenções para a criação da Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação em Culturas, Territórios e Fronteiras. As primeiras ações para formalização da Rede foram realizadas durante o I Simpósio dos Programas de Pós-Graduação na área Interdisciplinar do Norte, promovido pelo PDTSA, na Unidade III, do Campus de Marabá, nos dias 29 e 30 de agosto.
O objetivo do evento era discutir a criação de um doutorado em associação entre as instituições. Durante o encontro foi traçado o perfil preliminar para o doutorado, que deverá ter como linha de pesquisa Cultura, Fronteira e Território. Além da Unifesspa, integrarão a Rede o Programa em Estudos de Cultura e Território (PPGCult/UFT), Programa Sociedade e Fronteira (PPGSOF/UFRR), Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA) e o de Linguagens e Saberes na Amazônia (PPGLSA/UFPA).
Durante o Simpósio, foram socializadas as linhas dos programas de pós-graduação de cada instituição. A Professora Edma do Socorro Silva Moreira, coordenadora do PDTSA, apresentou as linhas gerais do Programa PDTSA aos demais coordenadores e aproveitou para reforçar a importância do encontro como “um momento importante para a Unifesspa e que a iniciativa cria condições de avançar em rumo ao doutorado”.
A professora Andréa Hentz de Mello, também integrante do PDTSA, detalhou as linhas de estudo dos grupos de pesquisa e respectivos pesquisadores ligados ao Programa. Para ela, a reunião “é um momento muito especial para a Unifesspa com o início das discussões para o Programa de doutorado em associação. A construção começa aqui!”, ressaltou.
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Unifesspa, Fernanda Carla Lima Ferreira, no exercício da Reitoria, elogiou a iniciativa e o esforço de todos em promover esse encontro. “Fico muito feliz em recebê-los, cinco programas de pós-graduação reunidos para esse importante projeto na região Norte, é interessante pela real possibilidade de avançar nas pós-graduações por meio de parcerias com outras instituições”, reforçou.
Na tarde do dia 29, houve uma videoconferência com o reitor pro-tempore da Unifesspa, Prof. Renato Francês para apresentação da Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar (Rapi), trazendo a experiência da Rede como importante referência em pesquisa interdisciplinar na Amazônia e citando os avanços concretos alcançados a partir da Rapi.
O protocolo de intenções da Rede, assinado por todas os representantes das instituições presentes, será encaminhado à Coordenação da Área Interdisciplinar da Capes. Também foi redigida e assinada, conjuntamente, uma carta manifestando o interesse na criação do doutorado, além de uma solicitação formal para que haja a presença de um representante da Capes no III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras, programado para ocorrer em Roraima, no período de 22 a 25 de novembro.
Sobre o PDTSA
O Programa em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia estuda as dinâmicas da sociedade amazônica, no que concerne aos efeitos sociais e ambientais que se traduzem em desigualdades sociais e precárias condições de vida, de trabalho, de cultura, geradas pela forma como se organiza o capital na região e a sua relação com o Estado, sobretudo por intermédio da implementação de políticas públicas. Analisa as forças sociais, políticas e ambientais e as representações discursivas destas práticas.
Redes Sociais