II Jornada de Matemática da Unifesspa discute novas tecnologias para o ensino

• Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 17h12
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 17h14
  • Acessos: 1932

Jornada1Foi aberta na manhã desta quarta-feira (14), a II Jornada de Ensino de Matemática da Unifesspa. O evento traz como destaque as discussões sobre as novas tecnologias voltadas ao ensino de Matemática. De acordo com o professor da Unifesspa, Ronaldo Ripardo, um dos principais objetivos da Jornada é contribuir com a formação continuada de professores da região Sul e Sudeste do Pará.

“Durante três dias reuniremos professores, alunos e diversos pesquisadores para discutir a formação do professor de Matemática da Região, incorporando novas tecnologias que possam ser aplicadas na prática do ensino, pesquisa e extensão”, detalhou o professor e um dos organizadores do evento.

A diretora de Ensino da Unifesspa, Thaisa Teixeira, também marcou presença no evento e disse que “a Jornada traz uma temática importante para a formação dos professores, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica em nossa Região”.

A palestra inaugural foi proferida pelo professor da UNESP, bolsista produtividade do CNPq, nível 1A, Marcelo Carvalho Borba, com o tema “Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: vídeos, celulares e a reinvenção da sala de aula”. O professor contextualizou a dinâmica do ensino de matemática na atualidade, com forte interferência da tecnologia na vida das pessoas, o que, segundo ele, “reforça a necessidade de se incentivar a formação continuada de professores para trabalhar com as novas tecnologias digitais”.

Além de palestras, a programação do evento inclui minicursos, oficinas, divulgação de livros e apresentações de trabalhos. Entre os destaques está a apresentação do professor da Unifesspa e diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia, Osmar Borges, que destaca um dos aplicativos mais utilizados no ensino de matemática, o GeoGebra. Com o uso da tecnologia em sala de aula, professores têm observado um maior resultado no processo de aprendizado dos alunos. As apresentações de trabalhos acontecem amanhã (15), a partir das 8h. Confira a programação completa na página do evento.