Institutos de Estudos e Pesquisa da Unifesspa fora de sede iniciam hoje atividades acadêmicas

Começam hoje as aulas dos 200 alunos dos Institutos de Ensino e Pesquisa fora de sede da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) localizados nos municípios de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

• Publicado: Segunda, 15 de Setembro de 2014, 17h39
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Os cinco cursos nos Institutos fora de sede são Licenciatura em História, em Xinguara; Licenciatura em Matemática, em Santana do Araguaia; Letras – Língua Portuguesa, em São Félix, e em Rondon do Pará os bacharelados em Ciências Contábeis e Administração.
De acordo com o diretor do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) e docente do curso de História, professor Eduardo de Melo Salgueiro, nos primeiros dias de aula serão apresentados aos alunos de Xinguara a estrutura curricular e horários do curso de Licenciatura em História.
“A implantação de uma universidade pública é o resultado de anos de luta por parte da comunidade. Recentemente foi feita uma reunião com boa parte dos novos alunos daqui e pudemos sentir que há muita expectativa em relação ao início das aulas. É sinal de que os ingressantes do curso de História estão empenhados em fazer parte da realização deste antigo sonho”, afirma o professor.
Mais alunos, mais estrutura
Ao todo, a Unifesspa possui atualmente 32 cursos de graduação neste segundo semenstre de 2014 que totalizam 4.096 alunos espalhados pelos 11 Institutos de Ensino e Pesquisa distribuídos nos cinco campi universitários da Instituição. As aulas nos três campi universitários em Marabá iniciaram em primeiro de setembro desse ano. O destaque é para o início das atividades de aula no Campus III.
Localizado no bairro Cidade Jardim, no Campus III, local onde também está instalada a Reitoria e departamentos administrativos, há seis os cursos já instalados: Ciências Biológicas, Saúde Coletiva, Psicologia, História, Agronomia e Ciências Econômicas. Mais de 340 alunos estão diariamente dando vida ao novo campus.
Conforme o Projeto de Criação da Unifesspa, a tendência é que a quantidade de cursos só aumente bem como a estrutura física dos campi. “Para Rondon do Pará e Xinguara já lançamos no início deste mês dois editais para construção de um bloco com 12 salas de aula cada Instituto. Futuramente vamos lançar mais editais para mais obras”, revela o reitor pro tempore da Instituição, Maurílio de Abreu Monteiro.
Saiba Mais
Lançados os editais para construção de dois prédios de aulas nos Campi de Rondon do Pará e Xinguara
Abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE 2014-4) para o curso de Educação do Campo
(Texto e foto: Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa/ (94) 8156-5797)