Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Coordenadores do Parfor aprovam calendário 2017 e discutem desafios do programa no atual cenário político

  • Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 17h01
  • Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 17h49
  • Acessos: 4450

DSC 0169 ALTCoordenadores institucionais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e representantes das secretarias de educação do Estado e municípios participaram nesta sexta-feira (30), da 71ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado do Pará (FORPROF-PA).

A Unifesspa sediou o encontro, que aconteceu na Unidade I do Campus de Marabá. Durante mais de três horas, os participantes discutiram os desafios para o fortalecimento do Programa no Estado, além de cumprir a pauta prevista para a reunião que incluía a aprovação do calendário acadêmico do PARFOR para o ano 2017.

O calendário de 2017 prevê 101 dias letivos, com início previsto para o dia 3 de janeiro. O primeiro semestre será concluído no dia 4 de março. As aulas da segunda etapa acontecem de 3 de julho a 12 de agosto de 2017. O calendário também prevê 12 dias letivos nas etapas intermediárias (01 a 6 de maio e 13 a 18 de novembro), para as atividades complementares, estágio, trabalhos de conclusão de curso, entre outras.  

Durante a reunião, a coordenadora geral do Parfor na UEPA, Kátia Melo, socializou as principais discussões ocorridas no Encontro Nacional do Parfor em Londrina, no período de 21 a 23 de setembro, que culminou com a formulação de uma carta aberta do FORPARFOR sobre as atuais medidas do Governo Federal para a Educação, entre elas, a Medida Provisória 746/2016, que altera a Lei que estabelece as diretrizes e bases da Educação. 

"O FORPARFOR continua sua luta em defesa da manutenção do Parfor enquanto programa de formação inicial e continuada de professores da educação básica na Capes e solicita, diante de expressivos resultados atingidos, a reabertura para novas turmas na plataforma Freire”, afirma um trecho da Carta Aberta. A próxima reunião do Fórum acontece no dia 19 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

O  Parfor é um programa destinado à qualificação dos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais, oferecendo a eles cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade para que possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Na Unifesspa, o Parfor é coordenado pela professora Ana Clédina Rodrigues Monteiro e existem 143 professores-alunos matriculados nos cursos de Matemática (Santana do Araguaia), Letras (Rondon do Pará e Santana do Araguaia) e Pedagogia (Marabá e Xinguara). 

DSC 0170

DSC 0238

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página