Professor Maurílio Monteiro vai à Comissão de Educação da Câmara defender mais recursos para Unifesspa

• Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 18h58
  • Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 09h01

profmauriliocamaraO reitor nomeado da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, participou na manhã desta quarta-feira (5), de reunião ordinária na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo era apresentar os desafios das novas universidades federais brasileiras, em especial as recém-criadas como a Unifesspa, e uma proposição de emenda de comissão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual 2017 (PLOA 2017), que prevê redução no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior do País (IFES).

O professor Maurílio Monteiro relatou ao presidente da Comissão de Educação, Arnaldo Faria de Sá, e aos demais parlamentares presentes as dificuldades e limitações impostas à Unifesspa, que estima um crescimento de 17% no número de alunos no ano que vem. Segundo ele, o déficit orçamentário da Instituição será de mais de R$ 12 milhões, caso o PLOA 2017 seja aprovado sem a emenda.

“A redução do custeio pra nós é traumática. Não se trata de uma ação de expansão, mas simplesmente de manter os compromissos que a nação assumiu. Se não tivermos esse acréscimo, não conseguiremos cumprir o funcionamento mínimo da Universidade”, afirmou Maurílio Monteiro, enfatizando as necessidades específicas das novas e novíssimas universidades que ainda se encontram em processo de implantação e consolidação. Veja a participação do reitor Maurílio Monteiro na Comissão de Educação da Câmara Federal.

Para as 10 novas universidades que integram a Comissão de Novas Universidades da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o déficit orçamentário é de mais de R$ 130 milhões. A Comissão de Educação da Câmara tem direito a apresentar à LOA 2017 quatro emendas de apropriação e quatro emendas de remanejamento que devem estar relacionadas à competência da comissão, ter caráter institucional e representar o interesse nacional. Integram a Comissão de Novas Universidades da Andifes as universidades UFABC, UFOB, UFFS, UNILA, UNIPAMPA, Unifesspa, UFSB, UFOPA, UFCA e UNILAB.