Neam inicia processo de monitoramento da pesca em Itupiranga

• Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 15h59
  • Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2016, 16h57

O Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (NEAm/Unifesspa) iniciou nos dias 31 de agosto 01 de setembro, a primeira “Oficina de Monitoramento Participativo da Pesca”, nas Vilas Tauiri e Santo Antoninho, em Itupiranga (PA), com a participação das comunidades ribeirinhas. A oficina integra o Projeto de Pesquisa e Extensão "Sustentabilidade dos Recursos Naturais: Monitoramento e Gestão Participativa de Ecossistemas Aquáticos em Comunidade ribeirinhas da bacia Araguaia - Tocantins" (PROPESCA), coordenado pela professora Cristiane Cunha (Faculdade de Educação do Campo) com a colaboração do professor José Pedro de Azevedo Martins.

Vila

Como atividades da oficina foram realizadas discussões sobre o diagnóstico participativo da pesca na região e a entrega de um kit de monitoramento, composto por fichas de desembarque, lápis, borracha, apontador, fita métrica e balança de mão; e a orientação aos pescadores (as) sobre o preenchimento das fichas de desembarque dos pescados. Estes materiais darão suporte para o registro da produção pesqueira por família.
O monitoramento participativo da pesca vai possibilitar, assim, o acompanhamento da captura do pescado por família e avaliar a produção pesqueira na área que será afetada diretamente pelo impacto da construção da hidrovia Araguaia-Tocantins, prevista pelo Governo Federal para os próximos anos.
O monitoramento permitirá, também, saber o registro diário da captura de pescado por família; o mapeamento dos territórios de pesca e possibilitará, com entrevistas coletivas, a produção de um diagnóstico de pesca da região.

PROPESCA

O PROPESCA está em execução deste o ano passado e conta com parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará, com o Professor Keid Nolan; e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Professsor Renato Silvano. Além da formação comunitária favorecida pelas ações do projeto, o PROPESCA conta com a participação de dois alunos bolsistas da Unifesspa: Elany Silva (aluna do curso de Educação do Campo) e Francisco Renan Reis (aluno do curso de Geografia).