Reitores da Unifesspa e Ufopa se reúnem com parlamentares para discutir orçamento das universidades

• Publicado: Quarta, 12 de Outubro de 2016, 19h05
  • Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 10h35
  • Acessos: 1938

WhatsApp Image 2016 10 12 at 12.16.50 PMO reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro e a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Nonata Monteiro estiveram reunidos durante todo o dia de ontem (11), em Brasília, com parlamentares paraenses. O objetivo dos encontros era sensibilizar as autoridades políticas sobre as limitações que a PEC 241 deverá impor às universidades públicas, caso seja aprovada. Além disso, os reitores discutiram alternativas de emendas parlamentares ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2017), que prevê cortes no orçamento das Instituições de Ensino Superior.

“Tivemos uma rodada exaustiva de reuniões com os parlamentares sensibilizando-os sobre a realidade financeira das universidades federais, em especial as do nosso Estado e demonstrando o quanto a PEC 241 é prejudicial a elas, principalmente para as recém-criadas como a Unifesspa e Ufopa, que ainda se encontram em processo de consolidação. Paralelamente, discutimos alternativas de emendas ao PLOA 2017 que possam minimizar as perdas orçamentárias para as universidades e Institutos Federais no Pará”, detalhou Maurílio Monteiro.

A primeira reunião aconteceu no Senado Federal, onde os reitores dialogaram com o senador Paulo Rocha (PT) e os deputados federais Beto Faro (PT), Zé Geraldo (PT) e Arnaldo Jordy (PPS). Na Câmara dos Deputados, os reitores se reuniram com os deputados Nelson Pinto (PSDB), Elcione Barbalho (PMDB), novamente com o deputado Zé Geraldo (PT) e pelo deputado Lúcio Vale (PR).

De acordo com o reitor da Unifesspa, durante a rodada de conversas, os parlamentares foram sensibilizados e alertados sobre a retração nos recursos para as universidades federais, caso o PLOA 2017 seja aprovado sem as emendas. Para as universidades e institutos federais no Pará, o déficit orçamentário é de R$ 135 milhões. Somente para a Unifesspa, o déficit orçamentário será de mais de R$ 12 milhões. "A nossa tarefa é até o último dia, continuar mobilizando-os e sensibilizando-os para que apresentem alternativas de emendas que minimizem as perdas para a universidade pública, em especial as do nosso Estado”, acrescentou.

Nesta quinta-feira (13), a Unifesspa recebe o deputado federal Beto Salame (PP), que visitará obras importantes para o andamento dos cursos oferecidos pela universidade. A visita acontece à 9h, na unidade III, do Campus de Marabá.

WhatsApp Image 2016 10 12 at 12.20.41 PMWhatsApp Image 2016 10 12 at 12.18.18 PM