Reitor participa de reunião da bancada paraense e defende recursos para Unifesspa

• Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 08h30
  • Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2016, 09h46

WhatsApp Image 2016 10 18 at 7.10.41 PMO reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio de Abreu Monteiro, participou de uma reunião da bancada paraense realizada nesta terça-feira (18), em Brasília, a convite do senador Paulo Rocha (PT) e do deputado Lúcio Vale (PR), coordenadores da bancada do Pará.

Os senadores e deputados federais discutiam a elaboração de emendas de bancada ao Projeto de Lei Orçamentária Anual-PLOA 2017, que devem ser apresentadas no Congresso até esta quinta-feira (20). A bancada pode apresentar até duas emendas de execução obrigatória no valor total de R$ 224,6 milhões.

O reitor da Unifesspa falou em nome das cinco Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Pará e defendeu uma emenda de apropriação no valor de R$ 100 milhões para atender às IFES existentes no Estado. Em seu discurso, Maurílio Monteiro lembrou aos parlamentares que o orçamento destinado a estas instituições pela Lei Orçamentária Anual – LOA 2016 foi de aproximadamente R$ 478 milhões, enquanto o PLOA 2017 prevê R$ 390 milhões, o que equivale a uma redução de mais de 20% no orçamento das universidades.

Segundo o reitor, essa diferença (R$ 120 milhões) poderá comprometer a atuação das universidades que, juntas, detém 48 campus e congregam mais de 80 mil alunos. “Não estamos falando de recursos para novas obras, para expansão das universidades, mas de recursos para as 50 obras que estão em andamento, garantindo que em 2017 e início de 2018 elas possam ser entregues à sociedade. Isso possibilita evitar prejuízos financeiros com obras paradas e, sobretudo, o prejuízo à comunidade acadêmica que necessita dessas estruturas funcionando”, afirmou Maurílio Monteiro.

O reitor insistiu no apoio da bancada às universidades, ressaltando ainda as graves implicações financeiras às recém-criadas, a exemplo da Unifesspa e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que se encontram em processo de implantação. Para a Unifesspa, a retração orçamentária causará prejuízos a pelo menos seis obras, a exemplo do Galpão de Laboratórios, dos prédios nos campi de Xinguara e Rondon do Pará, do prédio de 64 salas de aula no Campus de Marabá, do Centro de Logística e do Restaurante Universitário.

Nesta quarta-feira (19), os parlamentares se reúnem para deliberar sobre a apresentação das emendas. Compuseram a mesa de reunião, o senador Paulo Rocha e o deputado Lúcio Vale, coordenadores da Bancada do Pará; a deputada Elcione Barbalho (PMDB), o reitor Maurílio Monteiro (Unifesspa) e o senador Flexa Ribeiro (PSDB). Também marcaram presença na reunião, os reitores Sueo Numazawa (UFRA), Raimunda Monteiro (Ufopa) e Cláudio Alex da Rocha (IFPA).