Unifesspa solicita liberação de recursos para obras e equipamentos de infraestrutura

• Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2016, 17h11
  • Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2016, 15h15

O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio Monteiro, se reuniu na última quinta-feira (27) com o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, em Brasília. O objetivo da audiência, solicitada pela Reitoria, foi discutir a necessidade de liberação de recursos para o andamento de obras e aquisições de equipamentos de infraestrutura para a Instituição.

O reitor apresentou demandas emergenciais da Unifesspa, consideradas imprescindíveis à continuidade da implantação da Universidade, pedindo a liberação de R$ 3. 191.782,18 do limite contingenciado do orçamento da Unifesspa e Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de R$ 7.496.961,00, necessários à complementação do limite de investimento liberado à Unifesspa, visando a garantir o orçamento aprovado na LOA 2016.

De acordo com o reitor, os recursos são imprescindíveis à efetiva implantação dos novos cursos de graduação e oito de pós-graduação. Em três anos, a Unifesspa dobrou o número de alunos passando de 2.360 em 2013 para 4.678 em 2016. Foram criados 16 novos cursos de graduação e aumentou o número de servidores (professores e técnicos) passando de 182 em 2013, para 483 em 2016. A Unifesspa também ampliou sua área construída de 9.472 m2 para 17.927 m2, nesse período. “A ampliação é significativa diante do processo de implantação, porém, ainda insuficiente para atender às necessidades dos novos cursos”, acrescentou Maurílio Monteiro.

A Unifesspa necessita expandir sua área até 42 mil m2. Além disso, são necessários novos laboratórios de ensino para o atendimento das demandas desses novos cursos, em cumprimento aos Referenciais Nacionais de Cursos de Graduação indicados pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. “A liberação desse recurso é indispensável para a continuidade da implantação da infraestrutura mínima necessária para a Unifesspa”, insistiu o reitor.

O secretário Paulo Barone reconheceu como justa a reivindicação da Unifesspa, por ser uma universidade recém -criada e em processo de consolidação, se comprometendo a avaliar o pedido junto à Secretaria Executiva do MEC. Caso sejam liberados, estes recursos serão aplicados nas obras do Bloco Multiuso de 5 pavimentos, localizado da Unidade III, do Campus de Marabá; na execução do Sistema de Esgotamento, Drenagem e Pavimentação da Cidade Universitária, na construção do Galpão de Laboratórios para as Engenharias, além de compra de equipamentos para o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e para os Laboratórios de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Humanas e Ciências Exatas.