Unifesspa aprova nota contra a PEC 241 e declara apoio a manifestações

• Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2016, 19h45
  • Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2016, 11h14

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), órgão máximo deliberativo da Instituição, aprovou na tarde desta terça-feira (1º), por unanimidade, uma nota pública de manifestação contrária à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 241/2016, recentemente renumerada para PEC 55/2016, no Senado Federal.

A reunião extraodinária para deliberar sobre o tema aconteceu no Tapiri da Unidade I, do Campus de Marabá, unidade que encontra-se ocupada por estudantes desde a noite do dia 25 de outubro de 2016, em uma manifestação pacífica. O protesto faz parte de uma mobilização nacional das universidades públicas contra a PEC 241.

Após quase três horas de debate, os conselheiros aprovaram a nota  que apresenta dados objetivos e projeções dos impactos da PEC 241 sobre o orçamento da Unifesspa e, consequentemente, sobre o processo de implantação e consolidação da Instituição. Em nota, o Consun também se solidariza aos movimentos e manifestações da comunidade acadêmica e da sociedade civil em resistência à aprovação da PEC 241.

“A aprovação dessa emenda resultará em seríssimos impactos sociais e econômicos, comprometendo o financiamento das políticas públicas de educação, saúde e de outras áreas sensíveis e estratégicas para o desenvolvimento social. O Conselho Universitário da Unifesspa reafirma sua defesa da educação pública e gratuita e contra a PEC 241 (renomeada PEC 55/2016), assim como se solidariza aos movimentos e manifestações da comunidade acadêmica e da sociedade civil em resistência a sua aprovação e declara total apoio à ocupação da Universidade pelos estudantes e demais estratégias de resistência contra a PEC”, afirma a nota.

Confira a íntegra da nota!