Primeiras Conferências Livres da Estatuinte Unifesspa acontecem dias 16 e 17

• Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2016, 17h12
  • Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2016, 17h13
  • Acessos: 1929

Arte para materialA Comissão Organizadora da Estatuinte da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) manteve para os próximos dias 16 e 17 de novembro de 2016, as 1ª e 2ª Conferências Livres do processo Estatuinte e os debates dos Grupos de Trabalho. No dia 18 de novembro serão apresentados os resultados preliminares alcançados.

As datas foram confirmadas pela professora doutora Hildete Pereira dos Anjos, uma dos três docentes eleitos para integrar a Comissão Organizadora da Estatuinte, representando os docentes. Outros representantes da comissão paritária são três integrantes do corpo de técnicos administrativos do quadro da Unifesspa; e outros três universitários.

A abertura do evento acontece na manhã do dia 16, na Unidade 1 do Campus de Marabá, com a composição de uma Mesa Redonda na qual discutirá o primeiro Eixo temático da Estatuinte: “Universidade, princípios e finalidades”. O tema será dividido entre: a) Concepção de universidade; b) Universidade na Amazônia e c) Autonomia, financiamento e gestão democrática. A programação prossegue, à tarde do dia 16, com a discussão dos Grupos de Trabalho.

Na quinta-feira, dia 17, pela manhã, acontece a Composição de Mesa Redonda com a reabertura das discussões, agora do Eixo 2, denominado “Organização didático-científica”. O tema será dividido em: a) Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; e b) Ensino de graduação e pós-graduação. À tarde, a programação continua com a discussão dos Grupos de Trabalho. No dia, 18 de novembro, a programação prevê a apresentação dos Resultados dos GT's e Debates.

A professora Hildete informou que a Comissão Organizadora da Estatuinte conversou com as lideranças da ocupação e foram mantidas as datas, previamente agendadas e divulgadas no site da Estatuinte (estatuinte.unifesspa.edu.br), mesmo com a mobilização pacífica de universitários na Unidade 1 do Campus de Marabá, iniciada no dia 25 de outubro. A ocupação ocorre em protesto contra a expectativa de cortes de recursos públicos destinados à Educação, previsto na Proposta de Emenda Constitucional nº 55, a PEC do Teto dos Investimentos Públicos (anteriormente numerada Pec 241), em apreciação e posterior votação no Senado Federal.