Cidade Universitária terá subestação elétrica blindada de alta potência

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra) e da Coordenação de Manutenção Elétrica

• Publicado: Terça, 23 de Setembro de 2014, 18h31
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Está construindo no Campus III, Cidade Universitária da instituição, uma subestação elétrica blindada de alta potência para atender a demanda inicialmente prevista de 375 KVA, podendo, segundo o projeto elétrico, suportar carga total instalada de até 450 KW.
De acordo com o reitor pro tempore, Maurílio de Abreu Monteiro, os investimentos buscam assegurar não apenas a alimentação e transmissão de energia elétrica aos quatro prédios atualmente presentes na Cidade Universitária, mas também a construção e alimentação dos próximos prédios a serem construídos.
“Nossos investimentos em obras na Cidade Universitária buscam atender melhor a comunidade acadêmica e são fruto de deliberações dos nossos Conselhos Superiores, no caso, do Conselho Superior de Administração (Consad).”, ressalta o reitor.
Segundo o coordenador de Manutenção Elétrica da universidade, Dhonny Lima da Silva, a previsão de conclusão das obras é para o final de outubro. “O avanço da obra está em ritmo acelerado, há a possibilidade de entrega antes do prazo previsto. O projeto da rede de distribuição de energia elétrica interna já foi pensado para suportar ainda futuras instalações de iluminação do campus.”, garante.
Com área utilizável de 14,35 hectares, apontada pelo Projeto de Urbanização da Cidade Universitária elaborado em maio de 2013, a iluminação da área externa atual da Cidade Universitária também será realizada quando a subestação estiver pronta.
Conforme o planejamento de obras relacionadas à Coordenação de Manutenção Elétrica, a construção e montagem da subestação blindada, a implantação da rede de distribuição interna e iluminação externa da Cidade Universitária corresponde investimento da Unifesspa no valor de R$ 378.359,47.

(Texto: Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação da Unifesspa/ (94) 8156-5797/ Fotos: Dhonny Lima)