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Consepe aprova Projetos Pedagógicos de Artes Visuais e Matemática

  • Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 10h38
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2016, 14h41
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editadaconsepe
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Consepe/Unifesspa) aprovou após pareceres favoráveis e de forma separada, os Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Artes Visuais e em Matemática. 
 
A aprovação dos dois PPCs aconteceu por votação unânime dos conselheiros presentes na 9ª reunião ordinária, realizada na manhã do último dia 1º, no Auditório Central da Unidade 2 do Campus de Marabá.
 
A apresentação de cada PPC e sua aprovação estão de acordo com a organização curricular prevista na Resolução do Conselho Nacional de Educação N.º 2, de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada.
 
O curso de Artes Visuais ligado ao Instituto de Linguística, Letras e Artes ( ILLA ), em Marabá, é ofertado na modalidade presencial. O funcionamento do curso é vespertino ou noturno, no período extensivo, com oferta de trinta vagas anuais e regime acadêmico seriado. O curso de Artes Visuais tem carga horária de 3.400 horas, duração mínima de quatro anos (ou oito semestres) e máxima de seis anos (ou doze semestres).
 
A oferta do curso foi justificada por três questões: “as mudanças ocorridas na sociedade, o surgimento de novas demandas em arte, provocadas pelo alargamento do campo cultural, principalmente na Região Norte, e o advento das novas tecnologias e abordagens educativas, no Brasil e no mundo”, aponta o parecer aprovado no Consepe/Unifesspa. O objetivo do curso é a formação de profissionais habilitados para atuarem na Educação Básica com o intuito de promover o processo de ensino e aprendizagem das Artes Visuais, bem como impulsionar a pesquisa em arte e a sua produção no âmbito cultural e social das regiões Sul e Sudeste do Pará.
 
“Estamos orgulhosos da nova proposição do PPC, com uma proposta inovadora e muito mais correspondente à realidade do Curso, promovendo o perfil triplo da formação do aluno, que é o pesquisador de artes, o artista e o arte educador.  Este PPC contempla, portanto, os três perfis e representa o que há de mais novo na oferta de disciplinas”, avaliou o professor e coordenador do Curso, Teófilo Augusto da Silva. 
 
TCC e estágio
 
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Artes Visuais é atividade obrigatória, conforme previsto no Regulamento de Ensino de Graduação da Unifesspa. Para sua execução, o aluno de Artes Visuais terá as disciplinas de TCC I e TCC II, correspondentes a 120 horas de atividade na carga horária do curso. O estágio supervisionado é outra atividade obrigatória, “concebida como mais um espaço formativo, com carga horária total de 400 horas, distribuídas em quatro disciplinas sequenciais que integram a Estrutura Curricular do Curso”.

Como forma de integrar ensino, pesquisa e extenso, estão destinadas 340 horas a realização de atividades extensionistas a serem desenvolvidas por meio das disciplinas Práticas Integradas de Pesquisa e Extensão (PIPE), Laboratório Prático da dimensão de Fundamentos, Experimentação e Reflexos de Meio em Artes “Arte na Educação”, “Cultura, Currículo de Avaliação em Artes Visuais II”; “Didática Aplicada ao Ensino das Artes Visuais”; “Fundamento do Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais I”; “Fundamentos do Ensino e Aprendizagem das Artes Visuais II”; “Laboratório de Construção de Material Didático para o Ensino das Artes Visuais”; “Libras”; “Prática Artística Inclusiva I”; ‘Prática Artística Inclusiva II”; “Psicologia da Educação”; “TICs, Arte e Educação”, das atividades complementares e dos projetos e programas de Extensão: “Arte na Escola”; “Arte para Todos”; e o “Media Lab/Unifesspa”.
 
Matemática 
 
O curso de Licenciatura em Matemática é vinculado ao Instituto de Engenharias do Araguaia (IEA), localizado em Santana do Araguaia. A justificativa para a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) decorre da necessidade de formação de professores comprometidos com o ensino da matemática e com a compreensão de que “a ação educativa envolve o domínio de conteúdos e metodologias, diversas linguagens, tecnologias e inovações e uma sólida formação científica e cultural nos processos de ensino e aprendizagem”, informa o parecer aprovado.
 
O curso é ofertado na modalidade presencial e suas atividades, acontecem, preferencialmente, de forma parcelada. O curso é extensivo e oferta quarenta vagas anuais em regime acadêmico seriado. Sua carga horária é composta de 3.332 horas, com duração mínima de quatro anos (oito semestres) e máxima de seis anos (doze semestres). O egresso do curso de Matemática terá capacidades para ser docente de Matemática para atuar na Educação Básica, “com compreensão da importância da matemática para as diversas áreas do saber e como um meio de transformação social”, informa o parecer aprovado.

TCC e Estágio
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é componente obrigatório e tem carga horária definida de 136 horas, distribuídas entre as disciplinas TCC I e TCC II. O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, concebida como espaço de “articulação da formação acadêmica com o exercício profissional; efetiva participação do aluno em situações reais de trabalho; fortalecimento da integração entre ensino, pesquisa e extensão”. A carga horária do estágio é de 408 horas totais.
 
Como forma de integrar ensino, pesquisa e extenso, estão destinadas 340 horas a realização de atividades extensionistas a serem desenvolvidas por meio da “promoção de minicursos, palestras, oficinas, produção cultural e artística, olimpíadas e jogos matemáticos, projetos desenvolvidos no âmbito da disciplina, dentre outras atividades que podem ser pensadas e ofertadas no decorrer do curso”.
 
Para o professor do Curso, Walber Christiano Lima da Costa, o novo PPC representa um avanço importante para o ensino em Santana do Araguaia e, consequentemente, para o desenvolvimento da Região. "O novo PPC apresenta questões importantes para a formação do professor como a inclusão social, questões ambientais e de identidade de gênero, entre outros pontos que refletirão na melhoria da formação do professor", avaliou.
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