Estatuinte Unifesspa: primeira conferência debate concepção de universidade

• Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2016, 13h30
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2016, 02h26

mesaaberturaestatuinteCom o hino nacional executado em diferentes ritmos da música brasileira, foi aberta a programação das primeiras conferências livres do processo Estatuinte da Unifesspa. Estudantes, professores, técnicos administrativos e representantes da sociedade lotaram o auditório da Unidade I do Campus de Marabá, dando início aos debates para construção do novo estatuto da Universidade.

A vice-reitora da Unifesspa, Idelma Santiago, agradeceu a presença do público, desejou boas-vindas e destacou a importância do engajamento de todos no processo estatuinte que, segundo ela, “resultará em muito mais que produtos finais, documentos formais para a Unifesspa, mas num importante momento de aprendizado e amadurecimento da comunidade acadêmica e da sociedade”, afirmou.

O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, elogiou o trabalho desempenhado pela Comissão Organizadora Estatuinte e ressaltou os desafios dessa construção diante do atual contexto político e econômico. “Somos um projeto de nação que está em risco. A concepção que teremos sobre a Universidade em nosso Estatuto precisa enfrentar esses debates. É necessário construir espaços que sejam capazes de garantir a democracia e a construção do interesse público”, afirmou. ­

A representante docente da Comissão Organizadora Estatuinte, professora Hildete Pereira dos Anjos, conduziu a primeira mesa redonda da programação que abordou o Eixo 1 – Universidade, princípios e finalidades, com a participação do professor Rigler Aragão (Sindunifesspa), Ayala Ferreira (representante do MST), Naurinete Fernandes (TAEs Unifesspa) e Helyton Corrêa (Movimento Estudantil).

Antes dos debates, o público presente foi envolvido em uma manifestação de estudantes que integram o movimento Ocupa Unfiesspa, que exaltava o desejo de uma universidade cada vez mais inclusiva e democrática. “Que a Universidade se pinte de povo”, repetiam os estudantes durante a apresentação.

Programação

A programação segue à tarde, a partir das 14h, com os grupos de trabalhos para o Eixo 1, nas salas de aula da Unidade 1 do Campus de Marabá. Amanhã (17), às 8h, começa a 2ª Conferência Livre, com o eixo temático "Organização didático-científica: indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; Ensino de graduação e pós-graduação". A mesa redonda contará com os palestrantes Suely Ferreira (docente IFPA), Rosani Fernandes (4ª URE Marabá), Fabiano Júnior da Silva (discente Direito da Terra e membro). Na tarde da quinta-feira (17), também acontecem os grupos de trabalho. Na sexta-feira (18), a partir das 8h, será feita a apresentação dos resultados das discussões, que serão os elementos para a elaboração do Documento Referência I.

A professora Hildete Pereira adiantou ao público o cronograma do processo estatuinte que prevê a realização das próximas conferências em janeiro e fevereiro de 2017, as conferências regionais para o mês de abril e a realização do Congresso Estatuinte no mês de junho. “Iniciar as discussões da Estatuinte num contexto de ataques aos direitos sociais é um grande desafio. Mas acredito que as condições adversas só nos mobilizam e nos fortalecem”, enfatizou Hildete Pereira.

As conferências livres estão sendo transmitidas, ao vivo, pela internet por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/unifesspa-eventos; e também pelo Facebook: estatuinte.unifesspa.oficial.  Todas as informações sobre o processo estatuinte estão disponíveis no site estatuinte.unifesspa.edu.br.  A página principal do Portal Unifesspa conta com um banner fixo que direciona os visitantes ao site oficial da Estatuinte. A cobertura fotográfica completa do primeiro dia de atividades das Conferências Livres está disponível no Flickr. Confira!

mesaredondaconflivre

hinonacionalestatuinte